Desenvolvimentismo

 

Desenvolvimentismo é uma coisa muito simples. Existe, sim, Desenvolvimentismo de direita e de esquerda. Todos os países do socialismo real do século XX foram desenvolvimentistas
 
Existem dois conflitos básicos inerentes e constituintes do capitalismo:
 
1) capital X trabalho
 
2) centro X periferia
 
O grande erro do velho Marx foi não incluir o segundo conflito no esquema teórico dele. O liberalismo econômico é a ideologia do capital (conflito 1) e o conflito 2 é com a nação hegemônica.
 
Na nação hegemônica, há um acordo entre o Estado e o Capital e deste acordo nasce o liberalismo econômico como ideologia de difusão propagandista ("ideologia para os outros")
 
O socialismo é um ideologia de auto-defesa da classe dos trabalhadores ("ideologia para si próprio")
 
O nacionalismo econômico é a ideologia de auto defesa das nações periféricas ou não hegemônicas
 
O Desenvolvimentismo é uma denominação latinoamericana para um nacionalismo econômico bem mais brando (que não faz referência à questão militar), mas que nos contextos estritamente econômicos pode ser usada muitas vezes como sinônimo de nacionalismo econômico.
 
Se você quer defender a periferia do centro através da igualdade de poder econômico e qualidade de vida, pode estar do lado do trabalho, do capital ou ser de centro (um pouco dos dois), mas no três casos você será desenvolvimentista.