Extratos do PPA 2012-2015 II

Você sabe qual a visão de futuro que o Governo Dilma Roussef tem para o Brasil?

Sabemos que o papel aceita qualquer coisa, e essas visões de futuro são tão amplas amplas que servem apenas como mera indicações.

No entanto, penso que pode ser útil para confirmar prioridade e revelar contradições.

Na visão do Governo, o Brasil do futuro deverá ser reconhecido por:


  • Por seu modelo de desenvolvimento sustentável, bem distribuído regionalmente, que busca a igualdade social com educação de qualidade, produção de conhecimento, inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental.
  • Por ser uma Nação democrática, soberana, que defende os direitos humanos e a liberdade, a paz e o desenvolvimento no mundo.

Para construir esse destino, a ação do governo seria guiada por alguns valores:

Soberania

Democracia

Justiça Social

Sustentabilidade

Diversidade Cultural e Identidade Nacional

Participação Social

Excelência na Gestão

 

Sem entrar em jogo de palavras sem sentido, é difícil entender “excelência na gestão” como um valor no mesmo nível dos demais. Parece que o Governo rendeu-se ao marketing que se criou em cima da discussão da eficiência pública e a imagem de gerentes da Presidenta e da Ministra do Planejamento.

De toda a forma, pareceu-me coerente a Visão de Futuro com os Valores enunciados. Serão coerentes com os programas e iniciativas apresentados? Sigamos acompanhando…

PS: Aliás, descobri um blog do PPA do Estado do Piauí. Se concentrou em divulgar as plenárias para a construção do plano, mas pode ser uma boa ideia para divulgar a execução dos programas, a evolução das metas e ajudar no acompanhamento por parte da sociedade civil. Aí vai o link:

www.seplan.pi.gov.br/blog/index.php?pagina=6

 

This entry was posted in destaque. Bookmark the permalink.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>