Caros amigos e eventuais visitantes,
Chegado o momento em que as campanhas começam a esquentar, declaro meu voto para a chapa Novo Caminho, de Agnelo Querioz (PT) Governador e Tadeu Filipeli (PMDB) Vice-governador. As pesquisas divulgadas recentemente apontam uma subida vertiginosa de Agnelo, que atingiu o empate com Roriz, e, em uma delas, do instituto Exata, já aparece na frente.
Filipeli é o nome que muitos apontam como herança maldita da máfia rorizista e um indício de que as mudanças na prática da gestão pública, num eventual governo Agnelo, não representariam uma grande inflexão frente à prática tradicional de roubo do dinheiro público que se instalou na nossa capital.
Quero, no entanto, chamar todos à reflexão. O Pior inimigo de Brasília é o candidato ficha-suja Joaquim Roriz. Disso, me parece que todas as pessoas de bem, têm poucas dúvidas. Temos uma grande oportunidade de vencê-lo. Se você for cético, pode considerar a opção como a menos pior, ou se for otimista como eu, pode afirmar que Agnelo é a melhor chance que temos de vencer Roriz e tirá-lo da vida pública. A se confirmar a lei do ficha limpa, Roriz não poderá se registrar candidato nas próximas eleições. Na dúvida da interpretação da lei para essas eleições, ainda há um risco jurídico, a meu ver, no caso de sua vitória, de Roriz continuar dando as cartas no DF.
Os eleitores de Roriz não têm dúvida. Tivesse ele se coligado com o PSTU ou com o PCO, que seja, votariam em Roriz mesmo assim. Eleitor de Roriz também não tem pudores e não vota nulo. Um voto nulo seu é um voto a favor de Roriz.
Não quero defender Filipeli, mas quero defender um projeto. Um bom projeto para Brasília começa com a derrota de Joaquim Roriz nessas eleições. A história recente nos mostrou que nenhum partido está isento de práticas nefastas, de pessoas mal-intencionadas. Por outro lado, nos mostra também que há bons quadros nos diferentes partidos. Não podemos desperdiçar essa chance por capricho, ao mesmo tempo que condenamos o radicalismo de alguns candidatos que se apresentam a nós. É possível sim que essa aliança consiga reunir pessoas capazes, éticas, que possam melhorar as péssimas condições sociais nas quais o Distrito Federal se encontra.
A política nos dá a chance de conhecer e perseguir utopias. E para alcançá-las, temos que construir caminhos. Hoje, Agnelo e Filipeli são o melhor caminho, o novo caminho, para alcançar o maior sonho da política brasiliense: Derrotar Joaquim Roriz.
Para o futuro, que seja possível construir outras opções política e eleitoralmente viáveis. Que vigiemos os passos do governo Agnelo/Filipeli.
Mas em 3 de outubro de 2010, eu voto 13 para governador. Faça o bem pra Brasília. Vote 13 você também.
Pingback: Tweets that mention Declaração de voto e apelo por Brasília | Minha Circunstância -- Topsy.com