Fui o relator do grupo 3 nos trabalhos da manhã do último dia do #blogprog.
Vou colocar aqui o relato das propostas e destaques do grupo antes de enviar formalmente ao Barão de Itararé. Assim, as pessoas do grupo poderão fazer comentário para adicionar alguma coisa que esteja faltando, ou suprimir/adequar algo que considere que não esteja de acordo com o que foi debatido:
Sugestões e destaques do grupo 3:
1. Associação em massa ao Barão de Itararé. Isso fortaleceria o]a instituição e possibilitaria que ela desenvolvesse com mais desenvoltura uma série de outras atividades, dentre as quais:
a. Apoio jurídico comum aos blogueiros
b. Estabelecimento de um fórum virtual permanente para capacitação dos blogueiros.
c. realização das oficinas regionais antes do próximo encontro nacional anual. As oficinas deveriam ter, no mínimo, três objetivo: pensar e compartilhar estratégias para aumento do número de acessos dos blogs; esclarecer questões jurídicas aos blogueiros; capacitá-los no uso de ferramentas
d. Criação e disponibilização de cartilha de softwares livres para realização de cursos e formação de multiplicadores.
e. organização de conferências temáticas virtuais (via twitcam, por exemplo)
f. Promover uma articulação parlamentar contínua. Nesse ponto foram destacados algumas questões relativas ao ordenamento legal que deveriam ter atenção especial nesse trabalho:
- defesa da neutralidade da internet
- defesa da inclusão digital/universalização da banda larga
- Considerar a inclusão na Constituição Federal do direito à internet para todos os cidadãos brasileiros
- Atenção ao processo que se vem percebendo de criminalização das Lan Houses;
g. Estimular a criação de redes de blogs temáticos
h. Resenhas quinzenais com base no material produzido pelos blogueiros progressistas.
2. Promoção de ações coletivas virtuais diretas, como postagens com dia e hora marcados para determinadas ações, como a defesa da universalização da banda larga.
3. Reforçar a importância dos comentários, tanto nos sítios da velha imprensa, de modo a sempre apresentar um contraponto ao pensamento conservador, e nos nossos blogs, inclusive pela importância de agregarmos conhecimentos técnicos específicos para robustecermos nossas posições.
4. Utilização de sítios regionais e locais de notícias para vinculação dos nossos blogs como forma de aumentar o número de acessos. Muitas vezes, órgãos menores de comunicação não tem capacidade de veicular muitos artigos de opinião, e teriam interesse em disponibilizar esse tipo de serviço.
5. Os blogueiros devem valorizar a produção de linhas auxiliares de apoio aos blogs, como ilustrações, fotos, o que enriquece o material dos nossos posts, e consequentemente, pode ajudar a aumentar o seu acesso.