prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

PIB abaixo do esperado derruba fatalidade da alta de juros em 2010

Escrito por Imprensa, postado em 10 dEurope/London dezembro dEurope/London 2009 Imprimir Enviar para Amigo

Por José Paulo Kupfer (blog)

O PIB do terceiro trimestre veio abaixo do esperado. Na verdade, veio bem abaixo. A expectativa, inclusive a declarada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, era de cerca de 2%. Veio 1,3%. A diferença, que é forte, fica clara quando se calcula a taxa anualizada – a nova moda, no Brasil. De uma projeção de crescimento de 8% anualizados, fica-se com 5,3%.

O mais importante talvez não seja isso. Junto com os resultados do terceiro trimestre, veio a revisão dos números do segundo trimestre. E aqui a coisa foi pesada. Para baixo.

Na primeira revisão, o IBGE reduziu a taxa de crescimento sobre o primeiro trimestre do ano de 1,9% para 1,1%.  Significa, em termos anualizados, que, em lugar de ter crescido, no segundo trimestre, 7,8%, a economia avançou 4,4% – pouco mais da metade.

Disso tudo, tem-se o seguinte:

1) Poucos estavam prevendo a hipótese de, como dizem os economistas em seu exótico linguajar, crescimento negativo, em 2009. Mas essa hipótese, agora, é a mais provável;

2) Com a economia crescendo a 5% – e não a 8% -, a expectativa generalizada entre os economistas de mercado da necessidade de uma alta dos juros básicos  em 2010, fica abalada. Raciocinando nos termos deles, o crescimento real não está distante do produto potencial, limitando as potenciais pressões inflacionárias que recomendariam apertar a política monetária.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

2 Respostas para “PIB abaixo do esperado derruba fatalidade da alta de juros em 2010”

  1. José Almeida de Souza Jr. falou:

    É muito bom ser rentista no Brasil. Trabalhar pra que? Pouco importam as necessidades do país, solucionáveis pelo crescimento econômico. Pensando bem, pouco importa o país…a não ser pela possibilidade de parasitá-lo até o fim.

    Infelizmente, leio também que há uma pressão no legislativo (ACM Jr., surpresos?)pela formalização da “independência” do banco central.

  2. Blog do Desemprego Zero » Blog Archive » Boletim Semanal: Confecom, Requião, PIB, Copenhague, Paul Samuelson falou:

    [...] PIB abaixo do esperado derruba fatalidade da alta de juros em 2010 (1) [...]

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>