- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
Lideranças de São Paulo apontam para ‘perfil presidente’ de Requião
Posted By beatriz On 17 dezembro, 2009 @ 8:03 am In Política Brasileira | No Comments
Todas as lideranças do PMDB de São Paulo reunidas neste domingo (13), em convenção na Assembleia Legislativa paulista, fizeram questão de destacar o perfil e a capacidade do governador do Paraná, Roberto Requião, em levar adiante a proposta de candidatura própria à presidente da República pelo maior partido brasileiro.
O presidente do partido paulista, Orestes Quércia, puxou as manifestações de apoio a Requião, afirmando que ela representa o reencontro do PMDB com a sua própria história e tradição de luta.
Para Quércia “Roberto Requião é o perfil adequado por suas posições políticas e sua reconhecida capacidade administrativa, para conduzir o partido nas eleições de 2010″, disse.
Tendência
“É difícil ?” perguntou Quércia. “É muito difícil, mas avoluma-se dentro do partido uma tendência que se fortalece e que pode levar a consideração desta candidatura”, frisou.
Segundo Orestes Quércia o PMDB de São Paulo já está fechado com Requião para a convenção nacional em junho. “Se depender de São Paulo, o governador Requião será candidato, e como candidato o próximo presidente da República. Se já temos um passado tão glorioso, teremos um futuro radiante”, finalizou Quércia.
O presidente nacional do PMDB, Michel Temer, disse que a ala que defende candidatura própria é amplamente majoritária no partido. Para Temer, candidatura própria significa o nome de Roberto Requião. Ele disse que vem notando o crescimento desta candidatura em várias regiões do país e que se fortalece com o apoio de São Paulo.
Convenção
“Em junho vamos decidir e me comprometo em levar o nome do governador Requião a apreciação da convenção nacional”, disse Temer.
“Vamos contrabalancear o estilo contundente do governador Requião com o estilo mais suave, mais conciliador do Quércia e eu, para costurar apoio a sua candidatura, se o nome dele for aprovado na convenção nacional”, destacou Temer.
Já vice-prefeita Alda Marco Antonio lembrou que candidata à vice na chapa de Requião à presidência da República em 1998. “Naquela ocasião – disse – fizemos isso, muito mais para marcar posição, no entanto hoje, não queremos apenar marcar posição. Desta vez é para valer. E estou com Roberto Requião”.
Na entrada da convenção, Francisco Rossi, ex-prefeito de Osasco, cumprimentou o governador Requião, afirmando que está com ele na candidatura própria.
Sem diferença
Aplaudido com muito entusiasmo, Requião discorreu concretamente, o que seria uma proposta peemedebista para concorrer à presidência. O governador paranaense criticou a política econômica do governo federal e não vê um traço que a diferencie da política praticada nos oito anos do governo de Fernando Henrique Cardoso.
“O que estamos vendo é a tendência de inserção do Brasil no mercado global como uma China com menos habitantes. Isto é, com mão de obra barata, economia baseada na exportação de minérios e commodities, e a abertura sem freio ao capital financeiro internacional”.
Requião prosseguiu: “o que nos queremos é um Brasil para os brasileiros, voltado para sua gente. Somos uma nação, não um mercado para os outros. Não é possível que continuemos sendo governador pelo Banco Central, que a cada ameaça de crise aciona o Copom e dispara os juros aos ares”.
“Esta gente – ressaltou – depois da crise financeira que sacudiu o mundo há poucos meses, ainda acredita na tal mão invisível do mercado que tudo regula. São arcaicos adeptos de um arcaico e falido modelo”.
“Hoje, ao lançar uma candidatura própria, o PMDB está dando uma grande contribuição ao país, já que vai trazer à campanha, um debate sobre caminhos que o Brasil deve seguir. Vamos à campanha não apenas a busca de votos. Vamos à campanha na busca da construção de um modelo que garanta um Brasil soberano, desenvolvido e justo”, afirmou.
Sobre listas
O governador Requião ironizou ainda a proposta do presidente Lula da formação de uma lista tríplice indicando um candidato à vice do PMDB numa hipotética chapa com o PT:
“Faço uma contra-proposta. Proponho que o PT indique seis nomes de candidatos a vice para compor a nossa chapa. Com uma condição, que nenhum deles seja do Banco Central”.
Por fim, o governador Requião citou o arcebispo Dom Helder Câmara, que dizia que o sonho de um homem é apenas um sonho. No entanto, quando este sonho mobiliza toda a sociedade, transforma-se de sonho em realidade. “Espero que aqui comece o nosso sonho para a presidência da República”.
Os deputados Marcelo Almeida e Alexandre Curi, o ex-comandante da PM Anselmo Oliveira, o chefe de gabinete Carlos Moreira e o jornalista Benedito Pires acompanharam Requião na viagem à capital paulista.
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2009/12/liderancas-de-sao-paulo-apontam-para-%e2%80%98perfil-presidente-de-requiao/
URLs in this post:
[1] ? Verticalização contra democracia: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/verticalizacao-contra-democracia/
[2] ? A esperança pode vir de São Paulo?: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/a-esperanca-pode-vir-de-sao-paulo/
[3] ? Quem vai agora comemorar o Superávit Primário?: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/quem-vai-agora-comemorar-o-superavit-primario/
[4] ? A SEMENTE: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/a-semente/
[5] ? A falácia da queda de braço entre o BC e o mercado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/a-falacia-da-queda-de-braco-entre-o-bc-e-o-mercado/
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.