- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
Governador defende aprofundamento do debate sobre política do Banco Central
Posted By beatriz On 9 dezembro, 2009 @ 10:34 am In Política Brasileira,Política Econômica | 1 Comment
O governador Roberto Requião defendeu nesta terça-feira o aprofundamento do debate sobre a política econômica brasileira em 2010. “Ou bem somos uma nação, ou um mercado à disposição do mundo. Atualmente, o Banco Central tem muita gente competente para cuidar da moeda, mas nenhuma sensibilidade social”, afirmou, na abertura da reunião semanal da Escola de Governo, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
Requião elogiou a participação de prefeitos paranaenses num debate sobre a política econômica brasileira promovido pela Paraná Educativa, que reuniu os economistas Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES, Nildo Ouriques e César Rissete, do Sebrae. “Fiquei vivamente impressionado com as perguntas inteligentes, pertinentes e bem estruturadas dos nossos prefeitos, com quem faço questão de me congratular”, falou.
“Faço questão de destacar a intervenção do prefeito de uma pequena cidade do interior sobre a política econômica do Banco Central. Ele lembrou que os dólares que entram no Brasil, atraídos pela alta taxa de juros Selic, são imediatamente convertidos em reais e aplicados em letras do Tesouro Nacional, que remuneram a 8,75% ao ano. Já os dólares são aplicados pelo BC em títulos do tesouro norte-americano, que pagam 1% ao ano”, disse o governador.
“Então, estamos pegando dinheiro pelo qual pagamos 8,75% ao ano para aplicar num investimento que nos rende 1% ao ano. O prefeito terminou dizendo o seguinte: se um de nós fizesse uma aplicação financeira dessa natureza, estaria na cadeia. Mas Henrique Meirelles segue presidente do BC”, afirmou.
“Tivemos, no governo do presidente Lula, um sensível aumento na renda dos trabalhadores, principalmente os das classes C, D e E. Por outro lado, a classe média vive um momento de euforia de consumo, com o dólar barato. Mas esse mesmo dólar barato acaba com os investimentos internos na indústria, pois nosso parque fabril não pode competir com a produção chinesa com a atual taxa de câmbio”, lembrou Requião.
“No governo de Fernando Henrique Cardoso, a abertura do mercado à importação de autopeças praticamente acabou com nossa indústria do setor. Dezenas de milhares de operários perderam o emprego, com isso. Agora, uma euforia momentânea pode nos levar a um brutal desemprego, novamente, pois as montadoras de automóveis já voltaram a comprar peças fora do País”, alertou o governador.
“Enquanto isso, a mídia festeja a possibilidade do brasileiro comprar um computador novo, um eletrodoméstico novo e barato, mas ninguém adverte do risco que o Brasil corre com isso, do risco de uma crise de proporções elevadas que virá se não mudarmos essa política”, falou.
“Atualmente, temos no Banco Central gente competente para cuidar da moeda, mas sem nenhuma sensibilidade social, sem capacidade de montar um plano agrícola, um plano viário, uma política de desenvolvimento ou uma política econômica para o Brasil. Eles querem que nos tornemos uma China com menos habitantes, para vender ao mundo a precariedade do trabalho, o salário baixo, a exportação de commodities. Hoje, a venda de minérios e grãos para a China é o que sustenta nossa economia”, disse o governador.
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2009/12/governador-defende-aprofundamento-do-debate-sobre-politica-do-banco-central/
URLs in this post:
[1] ? Verticalização contra democracia: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/verticalizacao-contra-democracia/
[2] ? A esperança pode vir de São Paulo?: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/a-esperanca-pode-vir-de-sao-paulo/
[3] ? Quem vai agora comemorar o Superávit Primário?: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/quem-vai-agora-comemorar-o-superavit-primario/
[4] ? A SEMENTE: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/a-semente/
[5] ? A falácia da queda de braço entre o BC e o mercado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/a-falacia-da-queda-de-braco-entre-o-bc-e-o-mercado/
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.
1 Comment To "Governador defende aprofundamento do debate sobre política do Banco Central"
#1 Comment By José Almeida de Souza Jr. On 9 dezembro, 2009 @ 3:11 pm
Às vezes é preciso falar a verdade nua e crua: o Banco Central do Brasil precisa ser estatizado. Mas como, ele já não é estatal? Só nominalmente. Na prática, ele opera como agência estatal dos interesses rentistas privados contra o interesse público. Por exemplo, os altíssimos compulsórios impostos pelo BACEN só são recolhidos se os banqueiros bobearem. Existem pelo menos cinco maneiras conhecidas para se evitar o recolhimento dos compulsórios. Na realidade, este dinheiro todo sai e entra do país com relativa facilidade e se nutre do endividamento público, nas financeiras das esquinas e nas factorings da vida. Tudo sob a competência técnica indiscutível do BACEN. Mas é escasso (porque é tornado artificialmente caro; supostamente para se evitar a volta do bicho-papão?) para a produção de bens e serviços. Enquanto isso, o tempo passa e as oportunidades se perdem. Cui Bono, diriam os antigos romanos? É todo um sistema de mitos que precisa ser desvendado e contestado por uma massa crítica de cidadãos comuns, de tal modo que político algum possa ignorar!