- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
Vencendo a crise e apostando no Brasil
Posted By Imprensa On 10 outubro, 2009 @ 9:12 pm In Desenvolvimento,Destaques da Semana,O que deu na Imprensa,Política Brasileira,Política Econômica,Política Social,Rodrigo Medeiros | No Comments
Por Eduardo Gomes e Rodrigo L. Medeiros
Fonte: Monitor Mercantil (08/10/2009)
Sinais de que o Brasil vencerá a crise são visíveis. O FMI prevê uma queda de 0,7% no PIB brasileiro neste ano e um aumento de 3,5% para 2010. Novamente na história brasileira a força do seu povo mostrou-se ímpar. Sua justaposição à contraditória acomodação da política econômica ao ambiente de crise foi importante para espantar o pior dos mundos.
Estamos ainda bem longe do “melhor dos mundos”. Medidas de ordem keynesiana foram adotadas por diversos países. A condução da política monetária brasileira, por sua vez, demorou a acompanhar o que se passava em outros países afetados pela crise originada em Wall Street.
Enquanto a política fiscal apontava num sentido expansionista, a política monetária elevou os custos de oportunidade para os investimentos produtivos na economia brasileira e dificultou o giro das operações de muitas pequenas e médias empresas.
A queda média na produção industrial brasileira no primeiro semestre de 2009 girou na casa dos 10% quando comparada ao mesmo período do ano anterior. A política de juros altos não ajudou a aliviar a conjuntura da queda da demanda efetiva.
Nesse meio tempo, muitas empresas buscaram corretamente rever práticas administrativas, processos organizacionais e reter o pessoal mais qualificado. Atividades que não adicionavam valor foram enxugadas e a criatividade mostrou-se importante instrumento de combate à crise. Infelizmente muitas empresas optaram pela receita do corte indiscriminado de colaboradores.
Deve-se ainda destacar que muitos artigos sobre inovação foram publicados na imprensa, apontando como o Brasil poderia aproveitar a conjuntura de crise para rever paradigmas organizacionais e modelos mentais. Nesse ponto, pensamos que há um interessante caminho a ser trilhado.
Segundo os intelectuais institucionalistas, o processo de desenvolvimento socioeconômico é complexo. Ele dificilmente pode ser sustentado ao longo do tempo por decisões que emanem da cabeça de uma só pessoa, por mais iluminada que ela se julgue. Trata-se de um processo coletivo no qual não há grandes certezas sobre o sucesso. Espaços para a experimentação precisam ser visitados periodicamente.
O ideal seria que conhecêssemos o futuro, porém esse fato raramente ocorre. Uma forma clássica de reduzir as incertezas diz respeito à construção de instituições. Compreendidas como conjuntos de crenças, valores, práticas, rotinas e conhecimentos compartilhados por uma sociedade, as instituições conformam visões de mundo comuns que reduzem incertezas e embasam processos decisórios no âmbito das organizações.
Taxas de juros abaixo da eficiência marginal do capital ajudam a aguçar o espírito animal dos empreendedores. Em muitos casos, a própria demanda efetiva pode ainda não existir, porém quando o assunto é inovação, ela costuma se encontrar previamente plasmada nos modelos mentais dos empreendedores. Além das adequadas condições macroeconômicas, fé e sonhos não podem faltar ao espírito inovador.
Precisamos muito que nossos empreendedores acreditem no potencial brasileiro como nação e busquem enfrentar de forma ousada a crise ainda presente. Certamente haverá mais tempo e espaço para debater coletivamente propostas e rumos para o nosso país em 2010.
Eduardo Gomes é deputado federal (PSDB-TO), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara.
Rodrigo L. Medeiros é professor adjunto da Ufes.
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2009/10/vencendo-a-crise-e-apostando-no-brasil/
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.