- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
Democracia política e ciência
Posted By Imprensa On 28 outubro, 2009 @ 10:01 am In Conjuntura,Destaques da Semana,Internacional,O que deu na Imprensa | No Comments
Por Eduardo Gomes e Rodrigo Medeiros
Publicado no Monitor Mercantil [1]
É com espanto que constatamos na América do Sul certo descompasso em relação aos tempos de democracia política no Brasil. Hugo Chávez, presidente da Venezuela, tem na ciência livre uma nova inimiga?
A perseguição de cientistas por motivos ideológicos não seria constitucionalmente aceitável no Brasil. Na Venezuela “bolivariana” do senhor Chávez, entretanto, muito se tem mostrado possível. Segundo informações da imprensa, Chávez exigiu dos membros do Instituto Venezuelano de Pesquisas Científicas que “façam uma ciência útil para elevar o nível de vida do povo”.
- Não daremos dinheiro para que o Professor Pardal (personagem da Disney) investigue a vida em Vênus. Senhores cientistas: entrem nos bairros, saiam de suas cápsulas e façam uma ciência útil para elevar a vida do povo – disse Chávez.
Não se faz necessário aprofundar sobre a concepção científica do senhor Chávez. De acordo com o ranking elaborado pela ISI Web of Knowledge, entre 2006 e 2008 o número de artigos científicos produzidos na Venezuela recuou 15%. Notícias apontam ainda para o fato de que quando um pesquisador publica um trabalho revelando aspectos negativos do governo ele costuma ser questionado.
Definitivamente esse não é um caminho aceitável para o Brasil. Aprendemos por experiências passadas que um país não deve apelar para censuras, perseguições e restrições à criatividade humana na busca pelo desenvolvimento econômico e social sustentado.
Qual será o paradigma de política científica do senhor Chávez? Imaginamos que, consultando o século XX, iremos compreender os modelos políticos que inspiram Chávez. Não vem ao caso mencioná-los. Destacamos apenas que as pesquisas científicas brasileiras e o desenvolvimento nacional não têm nada a ganhar com tais modelos.
Desde antes da constituição do Ministério da Ciência e Tecnologia o país vem realizando grandes esforços para expandir programas universitários de pós-graduação e pesquisas. Como resultado prático, destaca-se a presença crescente da produção científica nacional no contexto mundial. Apesar do quadro de dificuldades ainda presente em muitos centros de pesquisa, conseguimos evoluir e marcar uma presença positiva em muitos debates científicos globais.
Lamentamos, portanto, receber da imprensa tão lastimável notícia sobre a ciência livre na Venezuela. Acreditamos, entretanto, que o tempo será o senhor da razão e que o Brasil poderá contrabalançar retrocessos políticos dessa natureza na América do Sul. Basta que tenhamos uma liderança engajada na defesa de princípios democráticos na região.
Eduardo Gomes
Deputado federal (PSDB-TO) e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara.
Rodrigo Medeiros
Professor adjunto da Ufes.
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2009/10/democracia-politica-e-ciencia/
URLs in this post:
[1] Monitor Mercantil: http://www.monitormercantil.com.br/mostranoticia.php?id=69523
[2] Sobre o papel do Estado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/sobre-o-papel-do-estado/
[3] Tem São Paulo demais: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/tem-sao-paulo-demais/
[4] EDITORIAL do Cadernos do desenvolvimento do centro Celso Furtado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/editorial-do-cadernos-do-desenvolvimento-do-centro-celso-furtado/
[5] País perdeu os 'anos de ouro' da economia mundial: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/pais-perdeu-os-anos-de-ouro-da-economia-mundial/
[6] Espantando o vôo de galinha: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/espantando-o-voo-de-galinha/
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.