- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
Guerra do petróleo
Posted By beatriz On 12 junho, 2009 @ 9:46 am In Política Brasileira,Política Econômica | 2 Comments
Fonte: Jornal do Brasil
Por Emanuel Cancella
SECRETÁRIO GERAL DO SINDICATO DOS PETROLEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Estamos assistindo a uma guerra silenciosa, a guerra do petróleo no Brasil! Em alguns países, essa guerra se dá com mísseis, canhões e porta aviões. Em outros, com a tentativa de derrubada de governos, é assim a geopolítica de petróleo no mundo.
No Brasil, onde o interesse é maior, dado o grande volume de petróleo e gás contido no pré-sal, as principais multinacionais do petróleo não estão caladas, muito pelo contrário, estão agindo nos bastidores, quem sabe, também via CPI do Senado. Reiteradas “denuncias” de corrupção na Petrobras são plantadas na mídia. Campanha para baixar o preço dos combustíveis, etc. E até dentro do próprio governo os lobos estão agindo.
O alvo do inimigo nesse momento, para onde estão mirando todo armamento bélico, é a Petrobras. Lógico, desmoralizar a Petrobras, destruindo a imagem daquela que além de tudo descobriu o pré-sal, é acabar com nossa auto-estima e credibilidade. Assim, as portas ficarão escancaradas para a convocação das multi, para fazer aquilo que a Petrobras fragilizada e descaracterizada não poderia fazer (logo a Petrobras que descobriu tudo e tem a tecnologia mais avançada do mundo).
É um verdadeiro massacre onde a simples criação pela Petrobras de um novo e pouco conhecido blog, para responder e esclarecer as reiteradas injúrias, calúnias e difamações plantadas na grande mídia, está sendo classificada de antidemocrática.
Tudo isso é uma grande nuvem de fumaça para esconder o principal, que o Brasil com o pré-sal poderá deixar de ser uma nação em desenvolvimento, ter serviços públicos de qualidade, fazer a reforma agrária, suprir o déficit de moradias, gerar emprego e renda para toda nossa gente. Para isso precisamos unicamente fazer valer o preceito constitucional de que toda a riqueza localizada em nosso subsolo pertence à União, principalmente considerando que esse tesouro foi descoberto pela Petrobras.
Os inimigos querem nos fazer crer que a instalação de uma CPI, discutir o preço do combustível e a criação de um blog pela Petrobrás são mais importantes do que discutir o novo marco regulatório do petróleo que diz respeito à atual e à futura geração de brasileiro. O inimigo é o mesmo de sempre: o estrangeiro e os brasileiros vendidos que querem manter nosso povo na miséria e o Brasil eternamente como país do futuro!
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2009/06/guerra-do-petroleo/
URLs in this post:
[1] ? Verticalização contra democracia: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/verticalizacao-contra-democracia/
[2] ? A esperança pode vir de São Paulo?: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/a-esperanca-pode-vir-de-sao-paulo/
[3] ? Quem vai agora comemorar o Superávit Primário?: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/quem-vai-agora-comemorar-o-superavit-primario/
[4] ? A SEMENTE: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/a-semente/
[5] ? A falácia da queda de braço entre o BC e o mercado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/a-falacia-da-queda-de-braco-entre-o-bc-e-o-mercado/
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.
2 Comments To "Guerra do petróleo"
#1 Comment By Sergio J Dias On 12 junho, 2009 @ 4:45 pm
Compreendemos sim, a tamanha confusão criada pelo sistema tradicional de informações em relação ao blog da Petrobrás. Acho um direito legítimo da empresa trazer luzes que esclareçam as querelas criadas pela grande mídia, até porque trata-se de uma empresa pública. Além disso, para que gastar tanto dinheiro com informes publicitários caríssimos, se a Petrobrás pode através da internet travar um diálogo direto com a população?
Por outro lado, toda essa questão também está relacionada às próximas eleições presidenciais e a forma como se engendrará o modelo energético brasileiro, uma vez que, as descobertas recentes da Petrobrás e da Exxon (ver links: Exxon descobre petroleo no pre-sal/, Exxon fará acerto com o governo.html), no “pré-sal” colocam o Brasil em um novo patamar, ou seja, estaremos entre os maiores exportadores de petróleo do mundo. Tais fatos geram então todo este conjunto de situações, já que as pressões das “Big Oil”, conhecidas também como as “Sete Irmãs”, hoje “Quatro Irmãs” (ver link: Pré-Sal, a maior descoberta ocidental) pela privatização da Petrobrás e eleição de um governo favorável às suas pretensões devem se tornar insuportáveis.
Imaginando quanto dinheiro estas empresas estão investindo neste negócio podemos perceber que estamos apenas nos primeiros “rounds” de uma batalha que definirá o futuro do Brasil como uma nação soberana, ou a caminho da “mexicanização”, ou da “iraquização”, que em quaisquer dos dois casos, seria o pior dos mundos.
#2 Comment By Luiz Monteiro de Barros On 13 junho, 2009 @ 5:31 pm
Emmanuel,Sergio,lá blog mais de 300.000 acessos aos 13/06 =/- 17:00hs; Precisamos arrumar um jeito de linkar artigos como esses e todos os outros aqui sobre o pre sal. Nos habilitarmos a entender os vários aspectos do que está em jogo. Veja que para invadir o Iraque a mentira principal tinha o slogan “Armas de destruição em massa” Aqui a CPI para investigar irregularidades na Petrobras. Da mesma forma que armas não existiam as irregularidades aqui são sempre pontuais, passíveis de correção mas, correspondem àquela mesma mentira. Como slogan de nossa defesa, podemos até igualar: Guerra do Iraque=CPI. Agora veja que te envio um comentário via site, mas tudo demora muito mais do que no blog, talvez porque aqui não tenha uma equipe pra dinamizar a coisa. Enfim o que quero dizer é que no blog da Petro, ao mesmo tempo que a defendemos precisamos nos aperfeiçoar para discutir o pré sal. Criar uma correlação de forças para uma mudança do marco regulatório.