QUEM ENTRA, SE DILMA SAI? Patrus?
Escrito por Imprensa, postado em 21 dEurope/London maio dEurope/London 2009
Não gostava nem um pouco do César Maia como prefeito aqui do Rio,
mas ele é um gênio do marketing eleitoral e a análise abaixo do amigo dele parece realmente muito interessante!
Gustavo
Por César Maia,
(Recebido de publicitário de renome nacional, pós-graduado em comunicação política)
”O ex-blog já fez alguns comentários sobre a percepção do eleitor em relação a candidatos no Brasil. Realmente, se o perfil/imagem de um candidato de um partido é muito diferente de outro candidato do mesmo partido, não há razão nenhuma no eleitor brasileiro para que mantenha seu voto dentro desse partido. Lula é um personagem visto como de extração popular que subiu na vida. E, mesmo que já esteja de fato na classe média há mais de 25 anos, ou mais da metade de sua vida adulta, entendeu a importância de manter sua imagem de origem. “.
“Dilma é de outra ‘família’, assim como Dirceu, Palocci, Mercadante, Jacques Wagner, Tarso Genro, profissionais de classe média que se vestem, falam e pensam como classe média. É assim que o eleitor os vê. Por isso, será muito difícil Lula transferir votos para quaisquer deles, além do que, a máquina conduzirá. Seria algo como o ex-presidente Fernando Henrique pedir votos para a ex-senadora Benedita”.
“Há apenas um nome para substituir Dilma (em minha visão, mal escolhida por Lula). Esse nome é o ministro Patrus Ananias. Ele pode não ser da família-imagem de primeiro grau de Lula, mas certamente é um primo de segundo grau. Pense num mineirinho de piada, com seu cigarrinho no canto da boca, ironicamente humilde e que tira sarro dos outros que se acham espertos. Se a origem de Lula é campesina, migrante, o mineirinho Patrus também é, só que do interior de Minas. Alguém como Mazzaroppi, para ajudar a visualizar”.
“E ainda com a vantagem de ser o gestor do bolsa família. Mazzaroppi, desculpe, Patrus, como primo mineiro do retirante nordestino, absorverá votos transferidos de Lula, fora da máquina. Sei que os marqueteiros de estúdio dirão que ele não estará na linha dos senadores norte-americanos que eles se amarram. Tanto Kennedy quanto possível. Tanto Clinton quanto possível. Se quiser pode publicar no ex-blog, mas sem meu nome. Escrevi essa nota depois de ler seu comentário sobre a eleição presidencial”.
Posts Relacionados
Grande Entrevista com Paulo Henrique Amorim!! PHA / REVISTA FÓRUM: DANTAS COMPROU PARTE DO PT
Novo Capítulo do Dossiê do Nassif x Veja: As relações incestuosas na mídia
Paraguai não pode ser uma ilha entre as outras nações”
EDMUND PHELPS, NOBEL DE ECONOMIA 2006, É ENTREVISTADO NA VEJA











22 dEurope/London maio, 2009 as 12:12 pm
Pô Gustavo, pra puxar brasa pra sardinha de Minas, você posta até texto do site de César Maia?! Ahahahahah… Brincadeira, meu velho.
O mineirinho Patrus é bom, mas Dilma também é show. E se ela continuar do jeito que está, vence Serra, fácil! Eles tem imagem/perfil semelhantes – nenhum dos dois tem carisma, os dois tem cara de almofadinha paulistano (embora Dilma não seja), e os dois são ruins de oratória (Serra é um pouco melhor – bem pouco). Mas, do meu ponto de vista, se há equilíbrio, o fiel da balança será tio Lula e o desempenho de cada um nos seus respectivos cargos. Mais mole que isso? Só sopa de minhoca. Dilma está eleita.
Agora, se o candidato tucano for Aécio…
22 dEurope/London maio, 2009 as 8:03 pm
Grande Ludovico,
Para mim o Patrus seria o plano A!
ele é um político genial, pode não ter a lábia do Lula, mas falando pouquinho sabe convencer!
Patrus não perde do Aécio nem em Minas, muito menos no Brasil!
31 dEurope/London maio, 2009 as 1:16 pm
Boa tarde, meus amigos.
Há bastante tempo não comento no blog. O meu abraço a todos.
A análise acima é muito bem feita, porquanto esse assunto é muito mal abordado pela imprensa. É surpreendente ver, as vezes, jornalistas experientes e de renome nacional fazerem análises pífias do quadro político e eleitoral de 2010.
A lembrança do Patrus é legítima, só não vem a efeito pelo motivo de que não possui a projeção nacional que Dilma, e embora ela também não tenha essa projeção, aos trancos e barrancos vem tentando se firmar na Casa Civil, que se destaca mais que outros ministérios. Só que Lula não conseguirá transferir todos seus votos, seja quem for o candidato.
O Serra é forte, mas, na minha opinião, nãoi ganha para presidente.
O favorito a meu ver será Ciro Gomes. É a alternativa mais própria e preparada que a centro-esquerda hoje possui. Tem projeto (o que até hoje o PT não tem), experiência e capacidade de articulação maior do que outros possíveis. E possui grande projeção a nível de Brasil.
Reconheço a vocês que, particularmente, também o considero o mais preparado. O Brasil não pode permanecer a mercê da dupla PT-PSDB. São 8 anos de um e mais 8 de outro. É necessário outra alternativa a uma democracia consolidada como plural.
Abraços a todos,
6 dEurope/London junho, 2009 as 4:14 pm
ola.. esse é o novoo blog eo twitter da dilma http://www.dilma2010.blog.br twitter blogdilma2010