prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

“Piores momentos do Mercosul”

Escrito por beatriz, postado em 26 dEurope/London abril dEurope/London 2009 Imprimir Enviar para Amigo

Fonte: Gazeta Mercantil  

O diretor de Assuntos Econômicos, Integração e Mercosul do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, Walter Cancela, afirmou ontem que o bloco regional “atravessa um de seus piores momentos”.

“Há muitas dificuldades, passamos por um dos piores momentos do processo e estamos em meio a uma crise internacional”, declarou ao participar de encontro com jornalistas estrangeiros em Montevidéu. Segundo Cancela, o bloco tem diante de si um “panorama de dificuldades”, com problemas que afetam a circulação de bens e de pessoas. Ainda assim, garantiu que seu país não considera a hipótese de deixá-lo. “Sair do Mercosul é uma possibilidade teórica, mas não faz parte do ‘menu’ considerado pelo governo”, explicou. Segundo ele, a prioridade das autoridades de Montevidéu é fortalecer o bloco.

Ao detalhar quais são os problemas de circulação vividos regionalmente, Cancela lembrou o bloqueio promovido por ambientalistas argentinos na ponte General San Martín, que liga Uruguai e Argentina.

Os manifestantes estão no local há mais de dois anos e protestam contra a presença de uma fábrica de pasta de celulose na cidade uruguaia de Fray Bentos, às margens do Rio Uruguai, que delimita a fronteira entre os dois países.

“De um lado, a ponte continua bloqueada para a circulação de pessoas. Do outro, temos dificuldades na circulação de bens com as restrições aplicadas pela Argentina a suas importações”, acrescentou Cancela, referindo-se à decisão tomada recentemente pelo governo de Buenos Aires de ampliar o regime de licenças não-automáticas para compras feitas pelo país.

Como possíveis passos para impulsionar a integração comercial no Mercosul, o diretor mencionou a aprovação do Código Aduaneiro Comum e a eliminação da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC).

Hoje, um produto acaba sendo taxado duas vezes quando é importado por um país do bloco e repassado a outro em seguida. “Estes são temas essenciais para atenuar as assimetrias”, argumentou Cancela.

Ele também chamou a atenção para uma excessiva “politização” do Mercosul. Em sua opinião, como não conseguem avançar em temas comerciais, alguns membros do bloco se voltaram a outros setores, como o social, uma postura marcada especialmente pela presidência temporária do Paraguai, iniciada recentemente, afirma.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6  Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>