prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Parlamentares do PSOL prestam apoio ao delegado Protógenes Queiroz

Escrito por beatriz, postado em 9 dEurope/London abril dEurope/London 2009 Imprimir Enviar para Amigo

Fonte: PSOL

 A bancada do PSOL no Congresso Nacional e outros parlamentares prestaram, nesta quarta-feira, solidariedade e apoio ao delegado Protógenes Queiroz, que está sob a injusta posição de investigado na CPI das Escutas Telefônicas. Em reunião, os parlamentares decidiram que será elaborada nota pública de apoio e que irão solicitar à presidência da comissão a garantia de que o delegado não será constrangido em seu depoimento, marcado para a próxima semana.

Para o PSOL, é inadmissível que um delegado que investigou e conseguiu prender um dos maiores banqueiros do Brasil, Daniel Dantas, por operações ilícitas esteja, agora, sob investigação porque teria utilizado de escutas ilegais durante a Operação Satiagraha.

O delegado negou que tenha usado de escutas clandestinas para obtenção de provas. Protógenes afirmou que já foi indiciado pela Polícia Federal por vazamento à imprensa da prisão de Dantas (na época, em julho de 2008, também foram presos Celso Pitta e Naji Nahas) e devido ao compartilhamento de dados com a Agência Brasileira de Investigação (ABIN), mas não por escutas ilegais porque não há indícios nesse sentido.

Segundo o delegado, o que existe é uma mobilização orquestrada no sentido de desmoralizar os resultados obtidos pela Satiagraha. Protógenes confirmou que mais fatos serão esclarecidos durantes seu depoimento.

Além do líder do PSOL, deputado Ivan Valente (SP), deputado Chico Alencar (RJ), deputada Luciana Genro (RS) e do senador José Nery (PA) também participaram da reunião os senadores Eduardo Suplicy (PT/SP), Pedro Simon (PMDB/RS) e Inácio Arruda (PcdoB/CE), o deputado Antônio Carlos Biscaia (PT/RJ) e a deputada Janete Capiberibe (PSB/AP), entre outros. Vários senadores se comprometeram a acompanhar o depoimento de Protógenes Queiroz na CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas, no dia 1º de abril.

Nota de senadores e deputados sobre Protógenes

“Na manhã de hoje, no gabinete do Senador José Nery, recebemos a visita do delegado Protógenes Queiroz, responsável pela Operação Satiagraha, que investigou as ações do Grupo Opportunity e de seu principal proprietário, Daniel Dantas. Muitas dessas ações foram consideradas como criminosas.

Após ouvirmos o delegado, telefonamos para o Deputado Marcelo Itagiba, Presidente da CPI das Escutas Telefônicas, e lhe transmitimos nossa preocupação com sua disposição em dar ordem de prisão ao delegado, por ocasião de seu depoimento previsto para 1º de abril próximo, conforme publicado na imprensa.

De pronto, o deputado Marcelo Itagiba afirmou que não faria isso com o Dr. Protógenes Queiroz, com quem mantém uma relação de respeito. Também disse que o propósito da CPI é ouvi-lo, assim como ao Dr. Paulo Lacerda, ex-diretor da Abin, por considerar que eles teriam deixado de falar a verdade com relação à solicitação à Abin para que colaborasse na Operação Satiagraha.

Teriam, portanto, prestado falso testemunho em seus primeiros depoimentos à Comissão. Com respeito às questões que seriam colocadas ao Delegado Protógenes sobre as ações consideradas criminosas do Grupo Opportunity e do Sr. Daniel Dantas, o Deputado Marcelo Itagiba afirmou não ser essa a finalidade da CPI, que apenas apura a questão das escutas ilegais.

O delegado nos esclareceu que, de fato, não houve solicitação formal à Abin para colaborar com a Operação Satiagraha. Isso ocorreu de maneira informal.

Não há, portanto, registro documentado feito à Abin. Por outro lado, consideramos de grande importância a decisão unânime do Tribunal Regional Federal da 3ª. Região, de 23 de março, que afirma, “o compartilhamento dos dados sigilosos entre a Polícia Federal e outros órgãos do Estado, Comissão de Valores Mobiliários, Banco Central, Receita Federal, ocorre ordinariamente e não causa nenhuma perplexidade”.

Asseveraram que a Lei 9883/99 indica a possibilidade de órgãos componentes do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) compartilharem dados sigilosos. Isso significa que não poderá ser anulado o resultado da apuração feita pela Operação Satiagraha, como era o objetivo dos advogados do Sr. Daniel Dantas.

O que avaliamos como da maior relevância é que se avance com rapidez na apuração de quais foram as operações realizadas pelo Grupo Opportunity, efetivamente consideradas atentatórias à legislação brasileira, especialmente às ações realizadas no mercado financeiro, tanto no Brasil quanto em suas vinculações com o exterior.

É importante se assegurar o direito de defesa ao Sr. Daniel Dantas e aos seus sócios. O que não se pode admitir é que haja um esforço enorme para que se esqueça o mais importante: que em nosso país as pessoas ricas e influentes junto a órgãos da República também devem ser devidamente investigadas por atos que possam significar ofensa à lei.

Que prioridades não sejam invertidas e energia desperdiçada na tentativa de desqualificar um criterioso trabalho de investigação, bem como seu condutor. É de fundamental interesse para a nação que se conclua a apuração iniciada. ”

Senadores Augusto Botelho, Eduardo Matarazzo Suplicy, Inácio Arruda, José Nery e Pedro Simon
Deputadas Luciana Genro e Janete Capiberibe e Deputados Antonio Carlos Biscaia, Chico Alencar, Ivan Valente



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

4 Respostas para “Parlamentares do PSOL prestam apoio ao delegado Protógenes Queiroz”

  1. JOSÉ MARCIO TAVARES falou:

    O PSOL presta apoio a tudo que estiver contra o governo Lula. Não têm voto nem credibilidade.

  2. JOSÉ MARCIO TAVARES falou:

    Aliás, o ato promovido pelo PSOL foi um fiasco. Bem feito.

  3. beatriz falou:

    Protógenes,
    está a favor do governo Lula!
    Ele é da parte do governo que prende bandidos de colarinnho branco.

  4. Blog do Desemprego Zero » Blog Archive » Boletim Semanal: Sistema Bancário do Brasil, Protógenes, Fidel falou:

    [...] Parlamentares do PSOL prestam apoio ao delegado Protógenes Queiroz (3) [...]

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>