- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
O capital é vermelho
Posted By Imprensa On 2 março, 2009 @ 2:07 pm In Internacional,Política Econômica | 1 Comment
Por Antonio Luiz Monteiro Coelho da Costa
[1]Uma a uma, as mais respeitadas autoridades dos Estados Unidos no campo da economia e das finanças somam-se à recomendação de que o governo desista de meias medidas e estatize os bancos que não encontrem outra saída para suas dificuldades. Fazem pensar em uma junta médica reunida para tentar convencer um paciente a deixar de lado os tratamentos naturais e a homeopatia e partir de vez para a quimioterapia.
Os partidários da medicina natural são, nesta metáfora, os que recomendaram que o governo interviesse o mínimo possível e deixasse o livre mercado fazer seu trabalho, expurgando os incompetentes – que, a esta altura, parecem incluir as maiores empresas dos setores mais importantes da economia estadunidense.
Se essas vozes não se calaram totalmente, são cada vez mais restritas aos conservadores e libertarians mais teimosos, radicais e marginais. Caso de Deroy Murdock, colunista da National Review que ainda tenta iludir a si mesmo e aos leitores de que basta isentar os bancos de imposto de renda e permitir que os investidores que têm recursos na Suíça ou em paraísos fiscais os repatriem sem pagar taxas e multas. Parece difícil a alguns abandonar o reflexo condicionado desde os anos Reagan de propor cortes de impostos como solução para qualquer problema econômico imaginável, embora soe cada vez mais como a mania dos médicos do século XVIII de receitar sangrias para todo tipo de problema de saúde.
O republicano Alan Greenspan, paladino da desregulamentação e da não-intervenção durante sua gestão do Fed (1987 a 2006), encarregou-se de avisar o setor financeiro de que o gato subiu no telhado. “Pode ser necessário nacionalizar temporariamente certos bancos para facilitar uma reestruturação rápida e ordenada. Entendo que, uma vez a cada cem anos, é isso que é preciso fazer”, disse ao Financial Times em 18 de fevereiro.
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2009/03/o-capital-e-vermelho/
URLs in this post:
[1] Image: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://mentesbrilhantes.files.wordpress.com/2008/09/bralds_marx-s-2.jpg&imgrefurl=http://rodrigoconstantino.blogspot.com/&usg=__skpcjW7FUrC0y2If_G8waUNT6kE=&h=616&w=474&sz=103&hl=pt-BR&start=1&tbnid=YKBl3DEnKD4dZM:&tbnh=136&tbnw=105&prev=/images%3Fq%3Dmarx%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG
[2] Leia mais em CartaCapital: http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=7&i=3459
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.
1 Comment To "O capital é vermelho"
#1 Comment By Carcanholo On 3 março, 2009 @ 12:41 am
Eu sempre falei isso. É só lerem meus textos e de Nakatani.