- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
Comitê do Porto de Santos discute sucateamento de caminhões
Posted By beatriz On 16 fevereiro, 2009 @ 9:30 am In Desenvolvimento,Destaques da Semana,José Augusto Valente,Política Econômica | 1 Comment
Por José Augusto Valente
[1]A criação de um projeto, com linha de crédito, para incentivar a troca de caminhões e consequentemente evitar o sucateamento destes veículos que circulam pelo Porto de Santos.
Este foi um dos principais assuntos discutidos ontem na reunião do Comitê de Infra-estrutura e Logística do Porto de Santos, que acontece todas terças-feiras na sede da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindissan), Marcelo Marques da Rocha, o Governo precisa incentivar a troca de caminhões sucateados. “Estão incentivando até mesmo a troca de geladeiras”, argumentou.
Para o superintendente de Fiscalização de Operações da Codesp, Osvaldo Freitas Vale Barbosa, o Governo precisa criar uma linha de crédito por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Vai beneficiar os caminhoneiros e também as indústrias”, disse Barbosa.
Fonte: Porto de Santos [2]
O governo não precisa criar porque já existe um programa no BNDES para financiamento, em condições especiais, de caminhões usados. Trata-se do Procaminhoneiro [3].
Este Programa não conseguiu deslanchar, principalmente porque os caminhoneiros, diante das incertezas do mercado (não tem nada a ver com a crise financeira internacional) não se sentem seguros para assumirem um financiamento de longo prazo, ainda que em situações muitos favoráveis.
O mercado de frete é muito cruel para com o caminhoneiro autônomo, porque dificilmente ele tem garantia de continuidade. Por causa disso, ele trabalha apenas para sobreviver, não sobrando sequer para despesas de manutenção rotineira.
No caso dos caminhões do Porto de Santos – imagino que sejam os que fazem o “vira” – são veículos muito antigos, com pelo menos mais de trinta anos de fabricação. Assim, somente restrições de credenciamento poderiam fazer reduzir a idade média da frota
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2009/02/comite-do-porto-de-santos-discute-sucateamento-de-caminhoes/
URLs in this post:
[1] Image: http://desempregozero.org/wp-content/uploads/2009/02/8e8ce_3_1985.jpg
[2] Porto de Santos: http://www.portodesantos.com/imprensa/mostra_clipping.php?id=9751
[3] Procaminhoneiro: http://www.bndes.gov.br/programas/industriais/procaminhoneiro.asp
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.
1 Comment To "Comitê do Porto de Santos discute sucateamento de caminhões"
#1 Comment By Leandro On 10 março, 2009 @ 9:35 pm
na realidade o problema dos caminhões sucateados que circulam não só no porto de Santos mas pelos portos no brasil se deve a politica exploradora de alguns empresários do setor de transporte,por exemplo aqui em Santos existem inumeras empresas que se dizem transportadoras e não possuem se quer um caminhão e sobrevivem por explorar o trabalho dos caminhoneiros autonomos. recebem das agencias de navegação um valor de frete e repassam para os caminhoneiros que, fazem todo o trabalho, um valor que mau paga o diesel, e a manutenção dos caminhões. contribuindo assim para o sucateamento da frota.
fazendo assim que os caminhoneiros autonomos tenham que decidir trocar o CAMINHÃO ou sobreviver com fretes baixos que mau servem para pagar suas dividas.