Faturamento e horas trabalhadas na indústria recuam em outubro, diz CNI
Escrito por lucianasergeiro, postado em 4 dEurope/London dezembro dEurope/London 2008
Publicado em: Folha Online
Por: EDUARDO CUCOLO
A indústria brasileira ficou praticamente estagnada entre setembro e outubro, de acordo com dados da pesquisa mensal do setor realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
O faturamento da indústria brasileira caiu 0,2% entre setembro e outubro, descontada a influência sazonal do período. As horas trabalhadas recuaram 0,3% e o emprego apresentou avanço de apenas 0,1%.
“Contrastando com os anos anteriores, a intensificação da atividade industrial, uma característica do mês de outubro, não se confirmou em 2008″, diz a pesquisa da CNI.
Em relação ao mesmo período do ano passado, os dados ficaram positivos, mas apresentaram desaceleração. O crescimento de 10,2% no faturamento na comparação setembro de 2007/setembro de 2008 recuou para 6,9% em outubro.
No dado mensal sem o ajuste sazonal, o faturamento teve expansão de 2,4% em relação a setembro. Entre janeiro e outubro, houve uma expansão de 8% no faturamento.
O uso da capacidade instalada da indústria ficou estável em 84,6%, o maior da série da CNI para esse mês. No dado com ajuste, o indicador recuou de 83,4% para 82,9%.
Emprego
O emprego na indústria ficou estável (dado sem ajuste) em relação a setembro e cresceu 3,9% na comparação anual. No ano, houve avanço de 4,3%.
As horas trabalhadas na indústria subiram 1% em relação a setembro e 4,9% na comparação com o ano passado. Em dez meses, houve avanço de 6%.
A massa salarial caiu 0,6% no mês e subiu 3,8% em relação a outubro de 2007. No ano, o aumento foi de 5,2%.










