- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
O novo desenho do mundo?
Posted By Imprensa On 24 novembro, 2008 @ 10:38 am In Conjuntura,Desenvolvimento,Internacional | No Comments
Luís Nassif [1]
Divulgado ontem nos Estados Unidos, o Global Trends 2025: A Transformed World” é um estudo relevante do National Intelligence Council (NIC), tentando prospectar os caminhos da economia global.
O relatório reconhece o esgotamento do modelo do pós-Guerra, devido à ascensão dos emergentes, da economia globalizada, a mudança da riqueza e do poder econômico do oeste para o leste.
Pela primeira vez, o estudo admite que o mundo pós-crise será multipolar, com o deslocamento do poder das Nações-estado para outros atores, incluindo multinacionais, comunidades, organizações religiosas e crime organizado.
Outros fatores relevantes serão o gradativo envelhecimento da população no países desenvolvidos e problemas crescentes com o fornecimento de energia, alimento e água.
Virão tempos de instabilidade pela frente, segundo o relatório. Historicamente, sistemas unipolares ou bipolares sempre foram mais estáveis do que os multipolares.
O relatório prevê uma avaria completa do modelo, como sucedeu no período 1914-1918 – que marcou oficialmente o final do modelo anterior, no qual a articulação do grande capital substituía os fóruns internacionais de países.
Em geral, a integração entre países se dava em torno de temas comerciais, investimentos, inovação tecnológica. Tanto no caso da hegemonia britânica quanto americana, o modelo foi garanbtido por uma expansão territorial e militar.
Na nova quadro do desenvolvimento mundial, os Estados Unidos se mantém como a maior potência militar, mas reduzirá suas intervenções em outros países.
Segundo o relatório, os gestores públicos enfrentarão uma pressão cada vez maior dos atores não-governamentais, por uma colaboração maior entre os países, ajudando a completar a transição.
O novo modelo econômico privilegiará os novos emergentes que surgem. O relatório considera que a transferência de riqueza e poder político do oeste para o leste, nos últimos anos, assumiu uma velocidade inédita na história da humanidade.
Esse crescimento derivou de duas fontes. A primeira, da explosão dos preços do petróleo e das commodities. A segunda, o deslocamento da produção de manufaturados para a Ásia, graças aos custos mais baixos e às políticas de governo. As projeções de crescimento para Brasil, Rússia, Índia e China indicam que responderão pela maior parte do crescimento mundial entre 2040 e 2050.
Se as tendências atuais persistirem, em 2025 China já será a segunda economia do mundo e também será uma potência militar. A Índia também continuará mantendo o ritmo de crescimento. Mas ainda faltam a ambas decidir qual será seu papel no mundo.
O relatório considera que a Rússia tem potencial para se tornar uma das grandes economias em 2025, se investisse mais em capital humano, diversificasse sua economia e se integrasse aos mercados globais.
O relatório insiste na mudança do padrão energético e no aumento da demanda por alimentos. Até 2030 o consumo de alimentos aumentará 50%. Estima que até 2025 haverá uma mudança completa na matriz energética mundial, permitindo a pequenas empresas se tornarem produtoras de energia.
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/11/o-novo-desenho-do-mundo/
URLs in this post:
[1] Luís Nassif: http://www.projetobr.com.br/web/blog/6
[2] Sobre o papel do Estado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/sobre-o-papel-do-estado/
[3] Tem São Paulo demais: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/tem-sao-paulo-demais/
[4] EDITORIAL do Cadernos do desenvolvimento do centro Celso Furtado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/editorial-do-cadernos-do-desenvolvimento-do-centro-celso-furtado/
[5] País perdeu os 'anos de ouro' da economia mundial: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/pais-perdeu-os-anos-de-ouro-da-economia-mundial/
[6] Espantando o vôo de galinha: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/espantando-o-voo-de-galinha/
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.