- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -

Bolsas na Europa sobem com expectativa por ajuda ao Citigroup

Posted By lucianasergeiro On 24 novembro, 2008 @ 8:44 am In Internacional,O que deu na Imprensa,Política Econômica | No Comments

Publicado em: Folha Online [1]

As Bolsas européias operam em alta nesta segunda-feira, animadas com o anúncio de que o governo dos EUA irá oferecer uma nova ajuda ao gigante financeiro Citigroup.

Às 7h55 (em Brasília), a Bolsa de Londres estava em alta de 4,60% no índice FTSE 100, indo para 3.954,93 pontos; a Bolsa de Paris subia 4,77% no índice CAC 40, indo para 3.018,62 pontos; a Bolsa de Frankfurt subia 3,98% no índice DAX, operando com 4.291,54 pontos; a Bolsa de Amsterdã tinha alta de 4,23% no índice AEX General, que estava com 232,37 pontos; a Bolsa de Zurique estava em alta de 2,86%, com 5.291,10 pontos no índice Swiss Market; e a Bolsa de Milão tinha alta de 2,77% no índice MIBTel, que ia para 14.915 pontos.

O site do diário americano “The New York Times” informou ontem que o governo americano analisam um plano de ajuda ao Citigroup, cuja saúde financeira provoca sérios temores. Segundo o jornal, o governo federal honraria, até certo ponto, os futuros prejuízos do Citigroup, mas além de um certo valor ficaria com parte do grupo.

A intervenção se somaria aos US$ 25 bilhões de dólares já concedidos pelo Tesouro americano ao Citigroup, como parte do plano de socorro do setor financeiro de US$ 700 bilhões. Se for aprovada, a medida “poderá servir de modelo para outros bancos”, destacou o jornal.

Na semana passada, o diário americano “The Wall Street Journal” (“WSJ”) já havia informado que os diretores do Citi estudam os piores cenários, inclusive o fechamento de setores inteiros do banco americano e sua venda. No Brasil, no entanto, o presidente mundial do banco, Vikram Pandit, disse que descarta vender qualquer parte de suas operações, ou mesmo uma fusão ou associação.

Também na semana passada o banco –uma das instituições mais abaladas com a crise financeira mundial– informou que irá cortar mais de 50 mil empregos no mundo todo.

Segundo analistas, o governo americano percebeu que a eventual quebra do Citi seria grande demais para que os mercados financeiros mundiais pudessem suportar e resolveu agir.

Na Ásia e região, o indicador Kospi, da Bolsa de Seul (Coréia do Sul), recuou 3,35%, enquanto a Bolsa de Xangai (China) fechou em queda de quase 4%. O índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, fechou em baixa de 1,59%, com 12.457,94 pontos. A Bolsa de Tóquio (Japão) esteve fechada hoje, devido a um feriado.

O Citigroup, um dos principais bancos dos EUA, perdeu a metade de seu valor na Bolsa na semana passada devido a uma crise de confiança dos investidores, apesar dos executivos assegurarem que a instituição mantém condições financeiras sólidas.

Cúpula

A crise financeira e econômica mundial pode ser superada até 2010, segundo a declaração final da reunião de cúpula anual da Apec (Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, na sigla em inglês). “Estamos convencidos de que podemos superar essa crise em um período de 18 meses”, diz o comunicado.

A Apec reúne 21 economias –entre elas, Estados Unidos, China, Japão, Canadá e Coréia do Sul– e é responsável por quase 60% do PIB mundial.

O Japão (a segunda maior economia do mundo) e a zona do euro já admitiram recessão, após resultados negativos em seus respectivos PIBs (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre de 2008. Analistas avaliam que os EUA são o próximo país a entrar em recessão –o PIB americano teve contração de 0,3% no terceiro trimestre deste ano e a expectativa para o quarto é de mais um resultado negativo.


Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero

URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/11/bolsas-na-europa-sobem-com-expectativa-por-ajuda-ao-citigroup/

URLs in this post:

[1] Folha Online: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u470855.shtml

Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.