prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Bolsas na Europa sobem com expectativa por ajuda ao Citigroup

Escrito por lucianasergeiro, postado em 24 dEurope/London novembro dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

Publicado em: Folha Online

As Bolsas européias operam em alta nesta segunda-feira, animadas com o anúncio de que o governo dos EUA irá oferecer uma nova ajuda ao gigante financeiro Citigroup.

Às 7h55 (em Brasília), a Bolsa de Londres estava em alta de 4,60% no índice FTSE 100, indo para 3.954,93 pontos; a Bolsa de Paris subia 4,77% no índice CAC 40, indo para 3.018,62 pontos; a Bolsa de Frankfurt subia 3,98% no índice DAX, operando com 4.291,54 pontos; a Bolsa de Amsterdã tinha alta de 4,23% no índice AEX General, que estava com 232,37 pontos; a Bolsa de Zurique estava em alta de 2,86%, com 5.291,10 pontos no índice Swiss Market; e a Bolsa de Milão tinha alta de 2,77% no índice MIBTel, que ia para 14.915 pontos.

O site do diário americano “The New York Times” informou ontem que o governo americano analisam um plano de ajuda ao Citigroup, cuja saúde financeira provoca sérios temores. Segundo o jornal, o governo federal honraria, até certo ponto, os futuros prejuízos do Citigroup, mas além de um certo valor ficaria com parte do grupo.

A intervenção se somaria aos US$ 25 bilhões de dólares já concedidos pelo Tesouro americano ao Citigroup, como parte do plano de socorro do setor financeiro de US$ 700 bilhões. Se for aprovada, a medida “poderá servir de modelo para outros bancos”, destacou o jornal.

Na semana passada, o diário americano “The Wall Street Journal” (“WSJ”) já havia informado que os diretores do Citi estudam os piores cenários, inclusive o fechamento de setores inteiros do banco americano e sua venda. No Brasil, no entanto, o presidente mundial do banco, Vikram Pandit, disse que descarta vender qualquer parte de suas operações, ou mesmo uma fusão ou associação.

Também na semana passada o banco –uma das instituições mais abaladas com a crise financeira mundial– informou que irá cortar mais de 50 mil empregos no mundo todo.

Segundo analistas, o governo americano percebeu que a eventual quebra do Citi seria grande demais para que os mercados financeiros mundiais pudessem suportar e resolveu agir.

Na Ásia e região, o indicador Kospi, da Bolsa de Seul (Coréia do Sul), recuou 3,35%, enquanto a Bolsa de Xangai (China) fechou em queda de quase 4%. O índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, fechou em baixa de 1,59%, com 12.457,94 pontos. A Bolsa de Tóquio (Japão) esteve fechada hoje, devido a um feriado.

O Citigroup, um dos principais bancos dos EUA, perdeu a metade de seu valor na Bolsa na semana passada devido a uma crise de confiança dos investidores, apesar dos executivos assegurarem que a instituição mantém condições financeiras sólidas.

Cúpula

A crise financeira e econômica mundial pode ser superada até 2010, segundo a declaração final da reunião de cúpula anual da Apec (Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, na sigla em inglês). “Estamos convencidos de que podemos superar essa crise em um período de 18 meses”, diz o comunicado.

A Apec reúne 21 economias –entre elas, Estados Unidos, China, Japão, Canadá e Coréia do Sul– e é responsável por quase 60% do PIB mundial.

O Japão (a segunda maior economia do mundo) e a zona do euro já admitiram recessão, após resultados negativos em seus respectivos PIBs (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre de 2008. Analistas avaliam que os EUA são o próximo país a entrar em recessão –o PIB americano teve contração de 0,3% no terceiro trimestre deste ano e a expectativa para o quarto é de mais um resultado negativo.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>