Petrobras acha mais petróleo no mar do Rio
Escrito por lucianasergeiro, postado em 8 dEurope/London agosto dEurope/London 2008
Por: Luciana Sergeiro
A Petrobras informou ter descoberto mais óleo em um novo poço perfurado na área próxima a Tupi. O óleo é leve, de boa qualidade. O novo poço foi denominado de Iara e está em área menor do que Tupi, a 230 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro. Com o anúncio de Iara, já são nove descobertas no pré-sal, entre as quais as áreas de Júpiter, Bem-Te-Vi, Guará e Carioca.
Publicado em: JB Online
Poço Iara, a 250 km da costa, tem óleo de boa qualidade
A Petrobras informou ontem ter descoberto mais óleo em um novo poço perfurado na área próxima a Tupi, no bloco BM-S-11, na camada pré-sal. Segundo a companhia, o óleo é leve, de boa qualidade, com densidade em torno de 30º API (American Petroleum Institute). Quanto mais alto o grau, mais aproveitável é o óleo – a escala API vai até 50º.
O bloco é composto por duas áreas exploratórias. A maior delas foi informalmente chamada de Tupi, cuja descoberta havia sido anunciada em julho de 2006, mas a estimativa de reservas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris só foi confirmada no final de 2007.
O novo poço foi denominado de Iara e está em área menor do que Tupi, a 230 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro. O óleo foi encontrado em reservatórios a 5.600 metros de profundidade. A Petrobras continua fazendo perfurações no local, e não deu estimativas de reservas.
A empresa detém 65% do bloco, e tem como sócios o grupo britânico British Gás, com 25%, e a portuguesa Galp Energia, com 10%.
“Após a conclusão do poço, o consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a verificação das dimensões da jazida e das características dos reservatórios de petróleo através de um plano de avaliação à ANP”, informou o comunicado da empresa.
Pré-sal
A camada pré-sal se estende por cerca de 800 km, entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado está a profundidades superiores a 5.000 metros, abaixo de uma extensa camada de sal, que segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo.
A Petrobras é uma das empresas pioneiras nesse tipo de perfuração, e o comunicado, em novembro do ano passado, de que Tupi tem reservas gigantes, fez com que os olhos do mundo se voltassem para o Brasil. Na época do anúncio de Tupi, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse que o Brasil tem condições de se tornar exportador de petróleo com o óleo do pré-sal.
Estimativas apontam que a camada pode abrigar algo próximo de 100 bilhões de boe em reservas, o que colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo. Atualmente, as reservas do país não passam dos 14 bilhões de boe.
Com o anúncio de Iara, já são nove descobertas no pré-sal, entre as quais as áreas de Júpiter, Bem-Te-Vi, Guará e Carioca. A estatal, no entanto, ainda não fez, a exemplo de Tupi, estimativas em torno das reservas destas regiões. A área de Carioca foi alvo de polêmica, após o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, afirmar que as reservas poderiam totalizar 33 bilhões de boe.
A descoberta foi anunciada após o encerramento do pregão da Bovespa, onde os papéis preferenciais avançaram 1,68%. Os ordinários, 1,49%. No after market o após o fechamento do pregão), a ação preferencial chegou a subir 3%.










