prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Petrobras acha mais petróleo no mar do Rio

Escrito por lucianasergeiro, postado em 8 dEurope/London agosto dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

Por: Luciana Sergeiro

A Petrobras informou ter descoberto mais óleo em um novo poço perfurado na área próxima a Tupi. O óleo é leve, de boa qualidade. O novo poço foi denominado de Iara e está em área menor do que Tupi, a 230 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro. Com o anúncio de Iara, já são nove descobertas no pré-sal, entre as quais as áreas de Júpiter, Bem-Te-Vi, Guará e Carioca.

Publicado em: JB Online

Poço Iara, a 250 km da costa, tem óleo de boa qualidade

A Petrobras informou ontem ter descoberto mais óleo em um novo poço perfurado na área próxima a Tupi, no bloco BM-S-11, na camada pré-sal. Segundo a companhia, o óleo é leve, de boa qualidade, com densidade em torno de 30º API (American Petroleum Institute). Quanto mais alto o grau, mais aproveitável é o óleo – a escala API vai até 50º.

O bloco é composto por duas áreas exploratórias. A maior delas foi informalmente chamada de Tupi, cuja descoberta havia sido anunciada em julho de 2006, mas a estimativa de reservas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris só foi confirmada no final de 2007.

O novo poço foi denominado de Iara e está em área menor do que Tupi, a 230 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro. O óleo foi encontrado em reservatórios a 5.600 metros de profundidade. A Petrobras continua fazendo perfurações no local, e não deu estimativas de reservas.

A empresa detém 65% do bloco, e tem como sócios o grupo britânico British Gás, com 25%, e a portuguesa Galp Energia, com 10%.

“Após a conclusão do poço, o consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a verificação das dimensões da jazida e das características dos reservatórios de petróleo através de um plano de avaliação à ANP”, informou o comunicado da empresa.

Pré-sal

A camada pré-sal se estende por cerca de 800 km, entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado está a profundidades superiores a 5.000 metros, abaixo de uma extensa camada de sal, que segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo.

A Petrobras é uma das empresas pioneiras nesse tipo de perfuração, e o comunicado, em novembro do ano passado, de que Tupi tem reservas gigantes, fez com que os olhos do mundo se voltassem para o Brasil. Na época do anúncio de Tupi, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse que o Brasil tem condições de se tornar exportador de petróleo com o óleo do pré-sal.

Estimativas apontam que a camada pode abrigar algo próximo de 100 bilhões de boe em reservas, o que colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo. Atualmente, as reservas do país não passam dos 14 bilhões de boe.

Com o anúncio de Iara, já são nove descobertas no pré-sal, entre as quais as áreas de Júpiter, Bem-Te-Vi, Guará e Carioca. A estatal, no entanto, ainda não fez, a exemplo de Tupi, estimativas em torno das reservas destas regiões. A área de Carioca foi alvo de polêmica, após o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, afirmar que as reservas poderiam totalizar 33 bilhões de boe.

A descoberta foi anunciada após o encerramento do pregão da Bovespa, onde os papéis preferenciais avançaram 1,68%. Os ordinários, 1,49%. No after market o após o fechamento do pregão), a ação preferencial chegou a subir 3%.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>