prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Pesquisas do IBOPE para a disputa eleitoral das capitais

Escrito por jefferson, postado em 16 dEurope/London agosto dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

Do Blog do Jefferson Marinho

As pesquisas do IBOPE divulgadas nesta sexta-feira foram encomendadas pela TV Globo e pelo Jornal O Estado de São Paulo. Vejam os resultados:

Marta Suplicy (PT) dispara em São Paulo

A candidata Marta Suplicy (PT) disparou na disputa pela prefeitura paulistana, atingindo 41% das intenções de voto, um crescimento de 7% em relação à ultima pesquisa IBOPE. Geraldo Alckmin (PSDB) teve queda de 5% percentuais, passando de 31% para 26%. Gilberto Kassab (DEM) ficou com 8%, contra 10% da pesquisa anterior. Paulo Maluf (PP) com 9% ficou estável. Soninha (PPS) ficou com 2% e Ivan Valente (PSol), com 1%. Outros candidatos não atingiram 1% de intenções de votos. 

A pesquisa mostra ainda simulações para o segundo turno em que Marta venceria o pleito em todos os cenários. Contra Kassab, a petista aparece com 55% contra 30% do prefeito. Contra Alckmin, a petista venceria com 47% das intenções de voto contra 42% do tucano. Na hipótese de segundo turno entre Alckmin e Kassab, o tucano venceria com 57% contra 20%.

A pesquisa também pesquisou o índice de rejeição dos candidatos. O candidato com maior índice de rejeição é Paulo Maluf (PP), com 50% que declaram que não votariam nele “de jeito nenhum”. Em segundo lugar, encontram-se empatados a candidata Marta Suplicy (PT) com 27% de rejeição, mesmo índice do prefeito Gilberto Kassab (DEM). O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin apresenta o menor índice de rejeição: 11% disseram não que não votariam nele. Ressalte-se, nesse caso, queda na rejeição de Marta e de Alckmin, enquanto a de Kassab permanece estável.

Jô Moraes (PC do B) lidera em Belo Horizonte

A candidata Jô Moraes (PC do B) oscilou positivamente 1% em relação à última pesquisa e aparece com 18% das intenções de voto, liderando a corrida pela sucessão da prefeitura de Belo Horizonte. Em segundo aparece Leonardo Quintão (PMDB), que perdeu 4% pontos percentuais, passando de 14% para 10% das intenções de voto. Tecnicamente empatado com ele encontra-se Márcio Lacerda (PSB), candidato da aliança Pimentel-Aécio, com 9% das intenções de voto, um ponto acima da última pesquisa. Vanessa Portugal (PSTU), oscilou um ponto para cima e chegou a 5%, Sérgio Miranda (PDT) permanece estável em 3%, Gustavo Valadares (DEM), também ficou estável com 2%, e André (PT do B) ficou com 1%. Jorge Periquito (PRTB) não pontuou.

O prestígio político do governador Aécio Neves (PSDB) e do prefeito Fernando Pimentel (PT) ainda não foram suficientes para alavancar a candidatura de Márcio Lacerda (PSB). O chamado fenômeno de transferência de votos na eleição de Belo Horizonte ainda não apresentou o resultado esperado. Todavia, Lacerda foi beneficiado pela queda de 4% de Leonardo Quintão (PMDB), e agora está tecnicamente empatado com ele.

A eleição continua completamente indefinida, um crescimento de 7 pontos no número de eleitores indecisos ou que preferiram não opinar. Na pesquisa espontânea, nada menos que 58% dos eleitores – 54% na última pesquisa – não sabem em quem votar, ou que preferem não opinar. Os votos brancos e nulos ficaram em 19%, quatro abaixo da última pesquisa. O elevado percentual de indefinição na eleição de Belo Horizonte favorece o candidato Márcio Lacerda (PSB), que tem ampla vantagem de tempo de horário eleitoral gratuito em relação a seus concorrentes, ainda pouco conhecido do eleitor do município.

A indefinição do eleitor de Belo Horizonte também aparece no índice de rejeição, que tem grande número de indecisos: 43% dos eleitores afirmaram que não sabem em qual nome deixariam de votar. Nas simulações para o segundo turno, Jô Moraes (PC do B) venceria Leonardo Quintão (PMDB), por 31% a 18%, e Márcio Lacerda (PSB), por 31% a 16%.

Marcelo Crivella (PRB) amplia vantagem no Rio

O candidato Marcelo Crivella (PRB) subiu 5 pontos e ampliou sua liderança, passando de 23% para 28% das intenções de voto. O candidato Eduardo Paes (PMDB) subiu 4 pontos e tem agora 12%, tecnicamente empato com a Jandira Feghali (PC do B), que oscilou negativamente 3 pontos e aparece com 11%. Solange Amaral (DEM) ficou com 6%, Fernando Gabeira (PV) e Chico Alencar (PSol) têm 4%. Alessandro Molon (PT), Eduardo Serra (PCB), Felipe Pereira (PSC) e Paulo Ramos (PDT) aparecem todos com 1% das intenções de votos. Os outros candidatos não chegaram a pontuar na pesquisa.

Nas simulações para o segundo turno, Marcelo Crivella (PRB) venceria Jandira Feghali (PC do B), por 36% contra 32%. Os brancos e nulos somariam 25% e não sabem em quem votar 7%. Entre o candidato Crivella (PRB) e Solange Amaral (DEM), o candidato do PRB teria com 38% contra 25% da adversária. Os brancos e nulos somariam 28% e não sabem, 8%. Com a disputa entre Crivella e Paes, o candidato do PRB teria 37% e do PMDB, 30%. Os brancos e nulos somariam 25% e não sabem, 8%. Entre Crivella e Gabeira, o candidato do PRB teria 42% e o do PV, 20%. Os brancos e nulos somariam 29% e não sabem, 8%. Entre Crivella e Chico Alencar, o candidato do PRB teria 41% e o do PSOL, 22%. Os brancos e nulos somariam 28% e não sabem, 8%
Entre Crivella e Molon, o candidato do PRB teria 44% e o do PT, 15%. Os brancos e nulos somariam 31% e não sabem, 9%.

João da Costa (PT) sobe 10 pontos e ultrapassa Mendonça Filho em Recife

O candidato João da Costa (PT) subiu 10 pontos percentuais e atingiu 30% das intenções de voto, contra 27% de seu principal concorrente, Mendonça Filho (DEM). Os dois estão tecnicamente empatados. Eduardo Cadoca (PSC) aparece com 20%, Raul Henry (PMDB) com 6%, Edson Silva (PSol) e Kátia Telles (PSTU), ambos com 1% dos votos.

A quantidade de eleitores que informou voto branco ou nulo oscilou de 12% para 10% das intenções de voto. Além disso, 4% disseram que não sabiam em quem votariam ou preferiram não responder contra 6% na pesquisa anterior.

Nas simulações para o segundo turno, Mendonça Filho (DEM) venceria o petista, por 48% contra 38% (na pesquisa anterior o petista ficava com 28%). Entre Mendonça e Cadoca, o candidato do DEM venceria o adversário por 47% contra 33% das intenções de voto. Se a disputa fosse entre Cadoca e João da Costa, Cadoca venceria o petista com 44% das intenções de votos contra 40% do concorrente.

Outras capitais

Em Teresina (PI), o candidato Sílvio Mendes (PSDB) aparece com 67% das intenções de voto, contra 15% de Nazareno (PT). Os outros candidatos somam 1% ou menos. Na simulação para o segundo turno, o candidato tucano obtém 71% contra 18% do petista.

Em Manaus (AM), o ex-prefeito Amazonino Mendes (PTB) lidera a corrida eleitoral com 58% das intenções de voto. O candidato Omar Aziz (PMN) aparece com 16%. O prefeito e candidato à reeleição, Serafim Corrêa (PSB) aparece em terceiro lugar, com 8%, seguido de Francisco Praciano (PT), com 6% das intenções de voto. Os candidatos João Freire (PSol), Luiz Navarro (PCB) não pontuaram. Os votos brancos e nulos somam 3% dos entrevistados e 8% não souberam responder.

Segundo a pesquisa, Serafim tem o maior índice de rejeição entre os eleitores: 65%. Em seguida vêm Amazonino Mendes, com 16%, e Omar Aziz, com 12%. Bessa e Praciano registram 9% cada, enquanto Luiz Navarro fica com 8%.

Jefferson Milton Marinho: Economista formado pela UFMG e Mestrado na mesma instituição. MBA em Finanças pelo IBMEC-BH. Meus Artigos



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Uma Resposta para “Pesquisas do IBOPE para a disputa eleitoral das capitais”

  1. Euriane falou:

    Gente eu presciso encontrar um site das pesquisas. Eu so do interior de Natal , perto de São José, então quero saber quem está na frente nas pesquisas presciso de respostas rápidas…

    Por favor .. Estou aguardando respostas!!!

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>