- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -

O MST chega à encruzilhada

Posted By beatriz On 4 agosto, 2008 @ 5:04 pm In Política Brasileira | No Comments

Por Beatriz Diniz [1]

A luta pela terra permanece, por mais que seja algo tão ultrapassado em outras terras. No Brasil, a Reforma Agrária ainda é alvo de conquista. E no Rio Grande do Sul, nas últimas semanas a luta pela terra tem sido constantemente discutida. Tudo por conta da acusação do Ministério Público Federal do Estado.

Os sem-terra são considerados o grande perigo para a nação, segundo os olhos dos fazendeiros da região, seua capatazes, e a promotoria pública. As ocupações do MST tem como objetivo principal a busca pelo direito a própria subistência, através de pequenos produtores trabalhando para garantir o sustento da própria família. E são essas as pessoas que representam o grande perigo no país em que banqueiros de forma duvidosa adquirem liberdade. Tudo para continuar a imensidão de terras improdutivas neste país, controladas por grande fazendeiros, enquanto milhares sofrem com a miséria e a falta de moradia.

Fonte: Carta Capital [2]

Todas as manhãs, tão logo o sol desponta, Isaías Antônio Vedovatto está a postos para tirar leite das vacas e, eventualmente, acompanhar de perto o abate de bois e porcos. Assentado num lote de 15 hectares, na Fazenda Anoni, desapropriada no início da década de 1990, o pequeno produtor juntou-se a 14 famílias do município gaúcho de Pontão para tocar um frigorífico comunitário e uma cooperativa de laticínios. Os alimentos produzidos no roçado familiar, como feijão e mandioca, não são comercializados. Reforçam as refeições da mulher e dos dois filhos.

Aos 44 anos, mãos calejadas e uma longa trajetória no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Vedovatto é considerado por promotores do Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul um perigo à nação. Enquadrado na Lei de Segurança Nacional, restolho da ditadura, o agricultor é acusado de promover saques, seqüestros e depredações por “inconformismo político”. Associado às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), conforme processo ajuizado em março deste ano, seria um dos artífices do grupo responsável por ensinar táticas de guerrilha aos acampados do MST, “incitando-os à subversão”. Para “realizar a reforma agrária na marra”, os assentados e acampados “constituíram um Estado paralelo, com organização e leis próprias.”

Na terça-feira 29, a Justiça Federal de Carazinho (RS) tomou o depoimento de Vedovatto e outros sete agricultores denunciados pela procuradora da República Patrícia Muxfeldt. Para embasar a acusação, ela reuniu os relatos de quatro fazendeiros, dois capatazes e três oficiais da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. O foco de maior preocupação dos acusadores são os acampamentos em torno da Fazenda Guerra, em Coqueiros do Sul, ocupada nove vezes pelo MST, que reivindica a desapropriação para a reforma agrária.

Caso seja condenado, o agricultor pode pegar de 15 a 30 anos de prisão. Mas declara-se inocente. “Só participei da primeira ocupação, há uns quatro anos. Ajudei nas negociações. Depois disso, voltei para doar agasalhos e mantimentos. Eu não participo de nenhuma organização guerrilheira, isso é delírio.” Outro acusado de atentar contra a soberania é o motorista Jandir Wibrantz, de 52 anos. Ele arrendou um sítio para os sem-terra acamparem. “Aluguei para um piá (garoto) que vi crescer e não acredito que esteja metido em guerrilha. Nunca fui sem-terra. Fui vereador pelo extinto PDS, o herdeiro político da Arena, próxima dos militares.”


Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero

URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/08/o-mst-chega-a-encruzilhada/

URLs in this post:

[1] Beatriz Diniz: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero../quem-somos/#beatriz

[2] Carta Capital: http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=6&i=1672

[3] ? Verticalização contra democracia: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/verticalizacao-contra-democracia/

[4] ? A esperança pode vir de São Paulo?: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/a-esperanca-pode-vir-de-sao-paulo/

[5] ? Quem vai agora comemorar o Superávit Primário?: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/quem-vai-agora-comemorar-o-superavit-primario/

[6] ? A SEMENTE: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/a-semente/

[7] ? A falácia da queda de braço entre o BC e o mercado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/a-falacia-da-queda-de-braco-entre-o-bc-e-o-mercado/

Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.