prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Governo lança ação contra queimada

Escrito por Katia Alves, postado em 5 dEurope/London agosto dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

*Por Katia Alves

Para evitar incêndios nos meses de seca, Ministério do Meio Ambiente vai combater uso do fogo no campo. A medida mais importante para evitar incêndios será o treinamento e a contratação de mil brigadistas – moradores das próprias cidades que atuarão na prevenção e no combate ao fogo.

 Os 32 municípios incluídos no plano de queimadas ficam no Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima. Os brigadistas começarão a ser treinados a partir de 15 de agosto e, depois de uma semana de aprendizagem, trabalharão em ações educativas e de combate aos incêndios.

Publicado no O Estado de S. Paulo   

Por Luciana Nunes Leal

Com a proximidade do período mais crítico de seca nas regiões Norte e Centro-Oeste, o Ministério do Meio Ambiente editará nos próximos dias uma portaria com ações para o combate a queimadas em 32 municípios da Amazônia Legal. A medida mais importante para evitar incêndios será o treinamento e a contratação de mil brigadistas – moradores das próprias cidades que atuarão na prevenção e no combate ao fogo.

A iniciativa faz parte das propostas para redução do desmatamento que vêm sendo colocadas em prática desde janeiro, quando o governo divulgou uma lista dos 36 municípios que mais destroem a floresta.

Os 32 municípios incluídos no plano de queimadas ficam no Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima. “Fizemos uma avaliação técnica com imagens de satélite dos últimos três anos e escolhemos os municípios mais críticos em relação às queimadas. Nesses lugares não havia ação específica contra os incêndios e passará a haver”, diz o coordenador do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Elmo Monteiro.

Dos 32 municípios, 18 também estão na lista dos campeões do desmatamento.

AÇÕES EDUCATIVAS

Os brigadistas começarão a ser treinados a partir de 15 de agosto e, depois de uma semana de aprendizagem, trabalharão em ações educativas e de combate aos incêndios. Serão contratados para trabalho temporário, que deve durar até dezembro, pelo qual receberão salário mínimo, além de auxílios para  transporte e alimentação. Segundo Monteiro, os salários chegarão a R$ 650 mensais.

“Com os brigadistas, estamos reforçando um trabalho que já fazíamos de combate ao desmatamento. Agora é uma ação específica para o período da estiagem. É importante que os brigadistas sejam das próprias comunidades para explicar aos moradores que, neste período, nem as queimadas controladas são permitidas. Muitas vezes o problema é o produtor rural não ter acesso à informação. Ele tem de saber que as queimadas autorizadas devem acontecer em junho, no máximo até 15 de julho. Agosto e setembro não é época para usar fogo. A vegetação muito seca, a umidade baixa e os ventos fortes fazem o fogo se espalhar rapidamente”, diz Monteiro.

O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel, informou que R$ 9 milhões serão investidos no treinamento e contratação dos brigadistas e na compra de equipamentos para combate às queimadas. Os três municípios que receberão os primeiros brigadistas serão Tailândia (PA), Nova Ubiratã (MT) e Porto Velho (RO), com 30 profissionais em cada um.  

A maioria dos incêndios na floresta amazônica em período de seca acontece quando agricultores queimam determinada área para prepará-la para cultivos ou renovar pastagens, mas o fogo foge ao controle e acaba invadindo áreas de cerrado ou floresta. Os novos brigadistas se somarão a mil que já atuam no País.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>