- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
E se o resto do mundo for incompetente?
Posted By heldojr On 12 agosto, 2008 @ 12:09 pm In Conjuntura,Copom Sombra,Destaques da Semana,Heldo Siqueira,Internacional,Política Econômica | 1 Comment
Parece plenamente justificável a atitude do BC brasileiro do aperto monetário para conter a inflação. Segundo essa perspectiva, se as expectativas inflacionárias estão acima da meta do BC, trata-se de um desvio da demanda, provocado por uma oferta monetária “frouxa”. Assim, os agentes formam expectativas quanto aos preços, dado que o volume real ofertado é “escasso” e previsível. Nesse caso, a inflação desajustaria os preços relativos, diminuindo a eficiência do mercado em alocar os recursos escassos.
O problema dessa perspectiva está em esquecer que no resto do mundo também há política monetária. Além disso, o resto do mundo pode estar com a política monetária frouxa. Entretanto, um aperto monetário da autoridade brasileira não influencia a demanda no resto do mundo. Assim, a expectativa de inflação brasileira poderia estar influenciada por essa política frouxa e o BC não pode fazer nada em relação a isso. A única alternativa que o BC tem para combater expectativas inflacionárias “importadas” é apreciar o câmbio. Além disso, a apreciação do câmbio deve ser de tal magnitude que compense a inflação importada e ainda provoque uma apreciação real.
Entretanto, diminuindo a absorção interna, o BC está na verdade, diminuindo a perspectiva de demanda real. Em resposta a essa nova demanda real, haveria um ajuste da oferta real, modificando completamente a estrutura produtiva. Assim, quando o câmbio voltar, através do aumento das importações e diminuição das exportações, ao nível de equilíbrio, deveria haver outro ajuste nos preços relativos. Ou seja, o efeito da inflação menor será igualmente diminuir a eficiência do mercado em alocar os recursos escassos. Dessa forma, uma inflação menor que a inflação internacional, conseguida através da apreciação do câmbio, trás os mesmos efeitos de uma deflação.
De fato, a meta de inflação brasileira não parece levar em conta a inflação internacional, caso contrário, deveria ser revista para os anos de 2009 e 2010, quando foram mantidas em 4,5%, mesmo com a inflação internacional em ascensão. Dessa forma, tanto o Conselho Monetário Nacional, por ignorar a complexidade da economia internacional na definição das metas para inflação, quanto o Banco Central, por mesmo percebendo (se é que percebe) o erro do CMN persegue cegamente uma meta de inflação inconsistente com a realidade internacional, estariam sendo incompetentes.
* Heldo Siqueira: Gremista, economista graduado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Trabalho na Assessoria de Planejamento do IDAF-ES (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo). (Meus artigos [1])
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/08/e-se-o-resto-do-mundo-for-incompetente/
URLs in this post:
[1] Meus artigos: http://desempregozero.org/category/todos-nossos-autores/heldo-siqueira/
[2] Sobre o papel do Estado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/sobre-o-papel-do-estado/
[3] Tem São Paulo demais: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/tem-sao-paulo-demais/
[4] EDITORIAL do Cadernos do desenvolvimento do centro Celso Furtado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/editorial-do-cadernos-do-desenvolvimento-do-centro-celso-furtado/
[5] País perdeu os 'anos de ouro' da economia mundial: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/pais-perdeu-os-anos-de-ouro-da-economia-mundial/
[6] Espantando o vôo de galinha: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/espantando-o-voo-de-galinha/
[7] : http://desempregozero.org/2008/08/07/por-que-no-te-callas-meirelles/
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.
1 Comment To "E se o resto do mundo for incompetente?"
#1 Comment By Gustavo On 12 agosto, 2008 @ 5:40 pm
Pois é, Heldo, vc está certíssimo!!
Esse negócio de tentar reduzir a inflação mundial ou o impacto da inflação mundial aumentando os juros é uma política muito equivocada, burra mesmo.
Mas já desisti a muito de entender alguma racionalidade preocupada com o interesse público no Meirelles. O negócio dele é gerar lucros abusivos para o setor financeiro e tentar reduzir a popularidade do Lula para que a Dilma não seja eleita. ou que só seja eleita se vender a alma ao diabo (o próprio setor financeiro)
é isso o que o setor financeiro quer. Uma consequência desse total desvio de função do Banco Central e a incapacidade do Meirelles explicar o que está fazendo. Por isso o que ele diz é completamente irrelevante e desconexos (parece até que ele é meio débil mental), o Elio Gaspari fez um artigo brilhante sobre isso:
[7]