prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Cadê os vagabundos?

Escrito por beatriz, postado em 20 dEurope/London agosto dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

Por Beatriz Diniz

O texto abaixo se refere ao pedido de desligamento voluntário de diversas famílias que eram atendidas pelo Programa Bolsa Família. A principal intenção, do Ministério do Desenvolvimento Social, em divulgar o dado estatístico é rebater as críticas no que diz respeito a função do Programa. Aqueles favoráveis ao pleno distanciamento do Estado em políticas intervencionistas, dizem que o Bolsa Família, como outros programas, reforça a falta de vontade de trabalhar para garantir seu próprio sustento. Não cabe ao Estado “sustentar” os indivíduos que são capazes de trabalhar, afinal o mercado dá oportunidade à todos.

Enfim, considero que o debate a ser feito sobre o Bolsa Família, BPC, entre outros programas que se destinam a assistência social, deva ser acerca do aumento dos seus valores, da extinção de critérios de elegibilidade para seu acesso, ou seja, deve-se discutir a respeito de medidas que garantam os direitos e a qualidade de vida que configura a característica de cidadão.

Fonte: Carta Capital

Uma estatística recém-divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Social derrubou outra tese defendida pelos críticos mais ferrenhos do Bolsa Família: a de que o programa alimenta a vadiagem do povo brasileiro. Desde a sua criação, há quatro anos, 60.165 famílias beneficiadas pediram voluntariamente o seu desligamento. “É a prova de que os pobres não estão se acomodando”, avaliou o ministro Patrus Ananias.

Nos últimos dias, trechos de cartas encaminhadas por ex-beneficiários, a solicitar o cancelamento dos pagamentos, ganharam as páginas dos jornais. Alguns trazem relatos comoventes, como o da ajudante de serviços gerais Sueli Miranda, de 47 anos, reproduzido pelo diário O Estado de S. Paulo: “Bom dia! Eu, Sueli Miranda de Carvalho Silva, venho, por meio destas linhas, agradecer os idealizadores do Bolsa Família, os anos que fui beneficiada. Ajudou-me na mesa, o pão de cada dia. Agora, empregada estou e quero que outro sinta o mesmo prazer que eu, de todo mês ser beneficiada. Obrigada”.

Mais da metade dos pedidos de desligamento (34.185) vieram de famílias residentes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. De acordo com Rosani Cunha, secretária nacional de Renda e Cidadania, a justificativa mais comum para o pedido de cancelamento do benefício é o aumento da renda familiar.

Atualmente, o programa Bolsa Família atende 11,2 milhões de beneficiários em todo o País. A secretária garante que o cadastro está em constante renovação. Desde junho de 2006, informa, quase 2,7 milhões de famílias deixaram o programa, seja por vontade própria, seja em razão de inadequações apresentadas por auditorias.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Uma Resposta para “Cadê os vagabundos?”

  1. JOSÉ MARCIO TAVARES falou:

    Vagabundo são alguns tucanos que ficaram bilionários quando, no governo, tinham informações privilegiadas.

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>