- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
Avanço do PIB dos EUA é menor que o esperado no 2º tri
Posted By Katia Alves On 2 agosto, 2008 @ 3:00 pm In Assuntos,Internacional | No Comments
Por Katia Alves [1]
O crescimento da economia norte-americana mais que dobrou do primeiro para o segundo trimestre, graças ao pacote de estímulo lançado pelo governo e à desvalorização do dólar, mas ficou aquém do esperado por analistas. O PIB dos EUA se expandiu em 1,9% de abril a julho na taxa anualizada, inferior aos cerca de 2,3% esperados por economistas.
Publicado originalmente na Folha Online [2]
O crescimento da economia norte-americana mais que dobrou do primeiro para o segundo trimestre, graças ao pacote de estímulo lançado pelo governo e à desvalorização do dólar, mas ficou aquém do esperado por analistas. Os dados mostraram ainda que nos últimos três meses do ano passado a principal economia mundial se contraiu -o primeiro trimestre negativo em sete anos.
O PIB dos EUA se expandiu em 1,9% de abril a julho na taxa anualizada, inferior aos cerca de 2,3% esperados por economistas. Nos três meses anteriores, o avanço da principal economia mundial foi de 0,9%.
O crescimento foi resultado especialmente do plano de estímulo fiscal -cujos cheques começaram a chegar aos consumidores em abril, na esperança de aumentar os gastos-, do aumento das exportações e da queda nas importações, fruto da desvalorização do dólar.
Os gastos dos consumidores, que representam cerca de 70% do PIB dos EUA, contribuíram com 1,1 ponto percentual do avanço no segundo trimestre. Já o comércio exterior adicionou 2,42 pontos percentuais (sem ele, o PIB americano seria negativo), mas essa “dependência” preocupa. Caso a economia mundial realmente se desacelere nos próximos meses, os EUA deverão sentir fortemente o impacto, ainda mais que deverão ser menores os efeitos do pacote de ajuda do governo.
Os dados divulgados ontem também revisaram os resultados do PIB desde 2004 e apontaram que a economia americana se contraiu em 0,2% no quarto trimestre do ano passado. A última vez que isso ocorreu foi no terceiro trimestre de 2001 -que também foi a última recessão dos EUA, apesar de as contrações da economia não terem sido consecutivas.
A revisão não significa necessariamente que os EUA estão em recessão -a explicação mais usual envolve dois trimestres negativos consecutivos-, mas, unida a outros dados, aumenta as preocupações para os próximos meses. Os pedidos de seguro-desemprego, também divulgados ontem, estão no seu maior nível em cinco anos.
O ex-presidente do Fed (o banco central dos EUA) Alan Greenspan disse que a recessão parece inevitável. “Eu ficarei mais surpreso se não tivermos [recessão] do que se tivermos, dado o estado financeiro”, afirmou à TV CNBC. Segundo ele, os EUA estão “bem à beira da recessão” e os problemas no setor imobiliário -epicentro da crise- não estão “nem um pouco próximos do fim”.
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/08/avanco-do-pib-dos-eua-e-menor-que-o-esperado-no-2%c2%ba-tri/
URLs in this post:
[1] Katia Alves: http://desempregozero.org/quem-somos/#katia
[2] Folha Online: http://www.folha.com.br/
[3] Ainda o Semi-árido, por Roberto Malvezzi: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/ainda-o-semi-arido-por-roberto-malvezzi/
[4] A FARRA DA TAPEAÇÃO: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/a-farra-da-tapeacao/
[5] Terceirização impõe “padrão de emprego asiático”: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/terceirizacao-impoe-%e2%80%9cpadrao-de-emprego-asiatico%e2%80%9d/
[6] Moniz Bandeira e o futuro da América Latina: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/04/moniz-bandeira-e-o-futuro-da-america-latina/
[7] Delfim ainda não vê excesso de demanda: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/04/delfim-ainda-nao-ve-excesso-de-demanda/
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.