- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
Atividade industrial apresenta sinais de desaceleração moderada
Posted By Katia Alves On 2 agosto, 2008 @ 1:00 pm In Assuntos | No Comments
Por Katia Alves [1]
A atividade industrial mostra os primeiros sinais de desaceleração, segundo os economistas da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Problemas de acesso ao crédito e aumento de estoques são indicações de que a indústria começa a acusar o golpe da alta de juros patrocinada pelo governo.
O aumento de estoques, principalmente das grandes empresas, pode estar vinculado à aceleração da inflação ou à tentativa de remarcação de preços, dizem os economistas.
Uma preocupação dos empresários que apareceu na pesquisa é o aumento do custo das matérias-primas que afetam empresas dos três segmentos, grandes, médias e pequenas.
Publicado originalmente no Gazeta Mercantil [2]
Por Rivadavia Severo
A atividade industrial mostra os primeiros sinais de desaceleração, segundo os economistas da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Problemas de acesso ao crédito e aumento de estoques são indicações de que a indústria começa a acusar o golpe da alta de juros patrocinada pelo governo, dizem os especialistas.
A previsão de arrefecimento no ritmo da indústria no segundo semestre, vem acompanhada de números positivos no primeiro semestre. Os dados do segundo trimestre mostram que o emprego, a produção e a utilização da capacidade instalada continuam em crescimento.
O nível de atividade da indústria registrou 56,6 pontos no trimestre contra 56,2 do mesmo período do ano passado. Dados acima de 50 pontos indicam cres-cimento econômico. Dos 27 setores pesquisados, 20 registraram indicadores acima de 50 pontos. Desses, nove ficaram acima de 60 pontos, como os de refino de petróleo (68,2 pontos), veículos automotores (63,2) e outros equipamentos de transporte (82,5 pontos).
Os dados que indicam uma possível mudança de ritmo na economia são da Sondagem Industrial da CNI. “É um sinal muito tímido. Pode ser apenas um ajuste, mas pode haver um arrefecimento na produção”, analisa o gerente de avaliação, pesquisa e desenvolvimento, Renato Fonseca. O gerente de política econômica, Flávio Castelo Branco, considera que o que deve ocorrer ao longo do ano é “uma adequação do ritmo. Começamos com um ritmo muito forte, refletindo o final do ano passado. “A dúvida é se a acomodação será mais lenta ou forte”, pondera ele.
O aumento de estoques, principalmente das grandes empresas, pode estar vinculado à aceleração da inflação ou à tentativa de remarcação de preços, dizem os economistas.O aumento da produção no segundo trimestre foi acompanhado de maior número de empregos gerados. O indicador passou de 53,1 pontos nos três primeiros meses deste ano para 53,6 pontos na atual edição da pesquisa. No mesmo trimestre de 2007, tinha sido de 52,6 pontos. “É um crescimento elevado, porque normalmente o emprego não varia tanto”, disse Fonseca.
Uma preocupação dos empresários que apareceu na pesquisa é o aumento do custo das matérias-primas que afetam empresas dos três segmentos, grandes, médias e pequenas. Apesar do horizonte um pouco nublado, os empresários continuam otimistas com relação ao mercado doméstico e pessimistas com relação às vendas ao mercado externo.
Na próxima terça-feira, a CNI divulga os indicadores industriais do segundo trimestre que deve consolidar os números para a indústria no primeiro semestre. A previsão da entidade para o PIB do ano continua inalterada em 5%. Essa previsão deverá ser revista no balanço do terceiro semestre, em setembro. A pesquisa divulgada hoje foi realizada com 1.488 empresas
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/08/atividade-industrial-apresenta-sinais-de-desaceleracao-moderada/
URLs in this post:
[1] Katia Alves: http://desempregozero.org/quem-somos/#katia
[2] Gazeta Mercantil: http://www.gazetamercantil.com.br/
[3] Ainda o Semi-árido, por Roberto Malvezzi: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/ainda-o-semi-arido-por-roberto-malvezzi/
[4] A FARRA DA TAPEAÇÃO: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/a-farra-da-tapeacao/
[5] Terceirização impõe “padrão de emprego asiático”: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/terceirizacao-impoe-%e2%80%9cpadrao-de-emprego-asiatico%e2%80%9d/
[6] Moniz Bandeira e o futuro da América Latina: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/04/moniz-bandeira-e-o-futuro-da-america-latina/
[7] Delfim ainda não vê excesso de demanda: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/04/delfim-ainda-nao-ve-excesso-de-demanda/
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.