- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
A SEMANA A LIMPO
Posted By leonunes On 30 agosto, 2008 @ 1:09 pm In A Semana a Limpo,Conjuntura,Internacional,Leonardo Nunes,Política Brasileira,Política Econômica | 2 Comments
Léo Nunes – Paris
Brasil
O presidente Lula se prepara para entrar com força nas eleições municipais deste ano. Neste fim de semana, Lula fará sua primeira aparição pública ao lado da candidata Marta Suplicy. Além disso, o presidente participará de campanhas petistas no ABC, reduto histórico do partido. A eleição municipal, além de importante por si mesma, pode ser um preâmbulo para 2010.
Economia
O cenário externo tem prejudicado o rendimento da Bovespa. O investimento na bolsa paulista continua a ocupar a última colocação no ranking das aplicações financeiras. A perda acumulada já alcançou a marca dos 6,43%. Este pode ser uma amostra do que pode acontecer com os fluxos de capitais, e com as contas externas, no caso de uma violenta reversão do ciclo. Num ambiente de finanças liberalizadas, não haverá muito a ser feita.
Internacional
O candidato republicano Jonh McCain escolheu o nome para compor a chapa para concorrer à Casa Branca. A escolhida é a governadora do Alaska, Sarah Palin. A jovem política de 44 anos pode fazer um contraponto a idade do senador MacCain, além da possível atração de parte dos votos da ex-primeira dama Hillary Clinton.
Leonardo Nunes: Mestre em Economia pela Unicamp e doutorando em Economia pela Universidade Paris-1 Pantheon-Sorbonne. Correspondente do Dezemprego Zero na capital francesa, escreve neste espaço às segundas, quartas e sextas-feiras. Meus Artigos [1]
Clique aqui [2] para ler nosso manifesto.
A Semana a Limpo [3]
A SEMANA A LIMPO [4]
A SEMANA A LIMPO [5]
A SEMANA A LIMPO [6]
A SEMANA A LIMPO [7]
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/08/a-semana-a-limpo-34/
URLs in this post:
[1] Meus Artigos: http://desempregozero.org/category/todos-nossos-autores/leonardo-nunes/
[2] Clique aqui: http://desempregozero.org/manifesto/
[3] A Semana a Limpo: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/12/a-semana-a-limpo/
[4] A SEMANA A LIMPO: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/12/a-semana-a-limpo-2/
[5] A SEMANA A LIMPO: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/12/a-semana-a-limpo-3/
[6] A SEMANA A LIMPO: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/12/a-semana-a-limpo-4/
[7] A SEMANA A LIMPO: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/a-semana-a-limpo-5/
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.
2 Comments To "A SEMANA A LIMPO"
#1 Comment By JOSÉ MARCIO TAVARES On 1 setembro, 2008 @ 10:51 am
Não dou tanta importância assim a eleições municipais aqui no Brasil. Enquanto houver pobreza, nada ou muito pouco mudará nos municípios. Importante é a eleição presidencial. Esta sim, mexe com a vida das pessoas. Dependendo de quem vencer o pleito de 2010, o Brasil como um todo continuará crescendo ou voltará a desgraça de um governo tucano.
Quanto a ser um preâmbulo para 2010, acho muito vago, pois política muda a todo momento. E dois anos é muita coisa em termos de política brasileira.
Ainda mais quando se tem o PT no meio disso tudo. Vitórias consagradoras do partido do presidente poderão até atrapalhar, pois aumentaria a sobejamente conhecida arrogância petista.
Vide o que está acontecendo em BH. Já imaginaram essa confusão toda a nível nacional?
#2 Comment By Leonardo On 1 setembro, 2008 @ 12:52 pm
José Marcio,
Eu discordo parcialmente de vc. Sei que 2010 é muito mais importante do que 2008. Entretanto, as eleições municipais são importantes por dois motivos: (i) em cidades importantes, e com orçamentos significativos (como em SP ou Rio), uma vitória governista pode significar parcerias importantes, que podem servir de vitrine para a campanha presidencial (veja, por exemplo, as obras do PAC nas favelas do Rio); (ii) em cidades menores, os prefeitos e seus partidos podem ser importantes cabos eleitorais. De todo modo, na política brasileira, coisas esquisitas como as de BH podem ocorrer. Por fim, eu não disse que as eleições de 2008 são determinates para 2010, mas é inegável que as mesmas são um fator de importante repercussão nas últimas.
Abs, Léo.