Os professores agora têm piso salarial
Escrito por beatriz, postado em 24 dEurope/London julho dEurope/London 2008
Por Beatriz Diniz
Um ponto positivo para o governo Lula. Após tanto tempo de tentativa de aumento salarial, finalmente os professores da rede pública terão um piso salarial, nacional, definido para a categoria. Não podemos deixar de evidenciar este avanço do atual governo, porém esta é uma realidade que ainda precisará de vastas discussões. Isto porque a medida foi definida por um projeto de lei que terá validade até 2010 (próximo período eleitoral para a presidência). De qualquer forma, é importante salientar a importância deste projeto de lei, afinal demonstra uma preocupação do governo para com a Educação que é um dos principais meios para que se possa pensar numa mudança estrutural da sociedade.
Fonte: Carta Capital
Finalmente, os professores da rede pública terão um salário mínimo nacional específico para a categoria. De acordo com o projeto de lei sancionado pelo presidente Lula na quarta-feira 16, até 2010 nenhum professor receberá menos de 950 reais para uma jornada de 40 horas semanais. A lei também prevê que um terço da carga horária docente seja destinado às atividades extraclasse, como planejamento, preparação de aulas e correção de provas.
Haverá a necessidade de ampliar o quadro de professores em cerca de 20%, segundo estimativas do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A lei previa o aumento a partir deste ano, mas sofreu veto presidencial em razão da proibição de aumento salarial do funcionalismo em ano de eleições. Mas, a partir de 2009, todos os estados e municípios deverão arcar com, no mínimo, dois terços da diferença entre o atual salário de seus professores e o piso. A União será responsável por fechar a conta.
O projeto aprovado foi encaminhado à Câmara dos Deputados pelo então ministro da Educação, Cristovam Buarque. Previa duas faixas de remuneração, mas recebeu emenda do deputado federal Severiano Alves (PDT-BA), que retomou a promessa feita por Itamar Franco, em 1996, de criar um piso único para qualquer profissional de educação na rede pública.
Segundo estimativas da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), cerca de 1,5 milhão de professores, 60% do total, serão beneficiados com a nova lei, que não exige dedicação exclusiva dos docentes à rede pública ou a uma única escola.
Fora um curto período entre 1827 e 1834, nunca houve um salário nacional para professores, lembra o educador Carlos Jamil Cury, da PUC-MG. Ele destaca como ponto importante da lei a obrigatoriedade de estados e municípios criarem planos de carreira para o magistério. “Um piso sem plano é manco, e aproximadamente mil municípios terão de criá-los até 2009″, prevê.











5 dEurope/London agosto, 2008 as 11:56 am
e o piso salarial dos professores de 20 horas eles nao tem valor? um professor nivel superior ganha um salario minimo!isso e uma vergonha!
6 dEurope/London agosto, 2008 as 12:53 pm
este piso e muito bom, mas seria melhor se tratassem o professor com mais amor pois so em 2010, o salario minimo ja sera mais e o nosso ja estara defasado. que pena, pois se fosse aumento para politicos seria ja em 2008 nos contra cheques, entao lembrem-se de que os professores tem uma grande massa em suas maos senhores politicos. que coisa feiaaaaaaaaaaaaaa so em 2010
5 dEurope/London novembro, 2008 as 4:30 pm
O que os Secretarios de Educação precisam rever é que um dia passaram pelas mãos de um professor e que graças a ele estes receberam este “cargo” pois alguns demonstrar não estarem ali por competencia pois não reconhecer o trabalho e valorização de um professor significa que ele não aprendeu.
O professor precisa sim ser valorizado em todos os sentidos e este piso é o minimo que estão fazendo por nós.Quem tem mais valor para eles a Educação, através da valorização ou os custos?
12 dEurope/London novembro, 2008 as 10:52 am
E em relação aos professores de escola privada como fica…??
è so a jornada de 40 horas que muda e quem trabalha 25 horas?
18 dEurope/London novembro, 2009 as 7:00 pm
Eu sou professora da rede municipal de ensino em minha cidade.Gostaria de saber se o piso salarial será uma realidade em 2010,já que o executivo por aqui não manifesta interesse em concretizá-lo.Se for obrigatório em Minas Gerais,a partir de janeiro ,que medidas tenho que tomar para recebê-lo de fato?
27 dEurope/London abril, 2010 as 12:51 pm
Veja em meu blog matéria sobre a greve deflagrada em Maracanaú em 26/04/2010, pela correta correção do piso, por dignidade na carreira, valorização dos servidores da educação e pelo não sucateamento da política educacional. Ver em: http://www.valdecyalves.blogspot.com
MANDE SUA MENSAGEM DE APOIO COMO COMENTÁRIO. TODA CATEGORIA EM GREVE ESTÁ LENDO O BLOG.
VEJA TAMBÉM A PÁGINA DE FOTOS E A PÁGINA CULTURAL.