Novo guindaste chega a Itajaí neste domingo (27/7/2008)
Escrito por Katia Alves, postado em 28 dEurope/London julho dEurope/London 2008
Publicado originalmente no Blog Logística e Transporte
Por José Augusto Valente*
O Porto Municipal de Itajaí, em Santa Catarina, recebe neste domingo, 27/7/08, o quarto guindaste de terra Mobile Harbor Crane, também conhecido como MHC.
O investimento, feito através do Teconvi, arrendatário de parte do Porto de Itajaí, foi de, aproximadamente, 3,5 milhões de euros. O novo guindaste tem capacidade para movimentar até 30 contêineres por hora.
Com a chegada do quarto guindaste MHC, o Porto Municipal de Itajaí e o Teconvi poderão atender os navios, sem equipamento de bordo, atracados nos berços 3 e 4. Antes, somente as embarcações no berço 4 eram atendidas pelos guindastes MHC.
Novos equipamentos
Para o mês de agosto está prevista a chegada de mais sete Reach Stacker (foto acima, à direita), empilhadeiras de grande porte, com valor aproximado de US$ 750 mil cada uma. No total o Porto de Itajaí irá disponibilizar 24 empilhadeiras Reach Stacker para atendimento aos clientes.
Também para o mês de agosto está marcada a finalização dos trabalhos de preparação da infra-estrutura para funcionamento da Área C. A nova área irá ampliar em 22 mil metros quadrados o espaço para armazenagem de contêineres.
Até o final de 2008 entra em funcionamento o novo berço do Porto de Itajaí, ampliando a extensão do cais de 740 metros para um quilômetro e permitindo a atracação de até quatro navios.
A chegada de dois portêineres, equipamentos de alta performance na movimentação de contêineres, está prevista para abril de 2009
Fonte: Site do Porto de Itajaí
Fazemos questão de postar essas informações porque, certamente, a grande imprensa não o fará.
Com isso, a sociedade – que se baseia apenas nos grandes veículos de comunicação – não será informada de que os portos públicos estão investindo pesadamente no aumento da produtividade que terá como consequência a continuidade da redução dos custos para os usuários, repercutindo positivamente para o desenvolvimento do país.
Como temos demonstrado, os principais portos públicos brasileiros – e o de Itajai é um dos cinco maiores em movimentação de contêineres – são eficientes e estão investindo, há tempos, em se tornarem mais eficientes ainda.
É por isso que cada porto público vem quebrando recordes de movimentação de cargas, a cada mês que passa.
(Clique aqui e veja as operações no Porto de Itajaí, em tempo real)
(Clique aqui e veja a programação de navios no Porto de Itajaí)
***
*José Augusto Valente: engenheiro e trabalho há 35 anos na área de transportes. Fui Presidente do DER-RJ em 2002 e titular da Secretaria de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes, no período de maio/2004 a junho/2007. Atualmente atuo como Consultor em Logística e Transporte.











23 dEurope/London junho, 2010 as 9:15 am
Acho muito legal o fato da chegada de
guindastes em itajaí, isso
vai gerar varias oportunidade de emprego
pelo menos espero!!!
Um site de caminhões muncks que gosto bastante
eh do Grupo Motorbras
Vlw