prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Brasil exige explicação dos EUA sobre 4ª Frota

Escrito por lucianasergeiro, postado em 7 dEurope/London julho dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

Por: Luciana Sergeiro

Com o encerramento da 35ª Cúpula do Mercosul, o presidente Lula cobrou do governo Bush uma explicação convincente sobre a reativação da 4ª Frota de Intervenção dos Estados Unidos, que deve começar a patrulhar águas sul-americanas nos próximos dias. Lula salientou ainda que, por que a necessidade de uma 4ª frota quando se vive em uma região pacifica, onde a única guerra é contra a fome e a pobreza.

Hugo Chávez, também questionou o porquê dessa 4ª frota. Porém fontes ligadas ao governo norte-americano garantem que o objetivo dessa frota é o combate ao narcotráfico e realização de ajuda humanitária além de exercícios militares junto com aliados.

Chávez citou uma reportagem publicada no Clarín, que diz o seguinte: “a iniciativa do governo Bush é, na realidade, um recado belicista e intimidante aos governos progressistas que foram eleitos em países como Brasil, Venezuela, Argentina, Bolívia, Equador, Uruguai e Paraguai, entre outros.”

Publicado em: Vermelho Online

Por: Umberto Martins

O presidente Lula cobrou ontem do governo Bush, no encerramento da 35ª Cúpula do Mercosul, em San Miguel de Tucumán (Argentina), uma explicação convincente sobre a reativação da 4ª Frota de Intervenção dos Estados Unidos, que deve começar a patrulhar águas sul-americanas no próximo dia 12. O chanceler Celso Amorim aguarda uma resposta da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, acerca da questão.

a..”Descobrimos petróleo a 300 quilômetros da nossa costa marítima. Qual é a lógica dessa 4ª frota se vivemos numa região pacífica? Nossa única guerra é contra a fome e a pobreza”, salientou o presidente brasileiro. Ameaça Lula somou sua voz à do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, o primeiro a levantar a questão durante a cúpula.

b.. “Qual é a razão para que nos enviem essa tropa?”, questionou o líder da revolução bolivariano. “Não vão admitir que seja pelos recursos naturais da região. Não tenho dúvidas de que é uma ameaça e precisamos que alguém nos explique o porquê”, acrescentou.

c.. Fontes ligadas ao governo norte-americano sustentam que o objetivo da reativação da armada é “pacífico” e até generoso: combater o narcotráfico e realizar ajuda humanitária, além de exercícios militares conjuntos com aliados.

Pretextos

Analistas com espírito crítico acreditam que as explicações oficiosas do império não são convincentes e traduzem pretextos parecidos com os que foram usados para justificar a guerra imperialista contra o Iraque em 2003. Para quem não se lembra, cabe recordar que à época o presidente Bush e seus prepostos juraram que o país árabe, então governado por Sadam Hussein, tinha produzido um grande arsenal de armas de produção de massas e financiava o terrorismo.

As duas mentiras foram desmascaradas pela história, mas convém rememorá-las ao investigar os reais motivos que estão por trás desta atitude imperialista, que causou desconforto no Mercosul e se revela francamente hostil aos povos e nações latino-americanas.

A 4ª Frota foi criada em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, para combater submarinos da Alemanha nazista. Em 1950 já tinha perdido o sentido e foi desativada. É considerado um instrumental de guerra tão poderoso quanto a 5ª Frota estacionada no explosivo Golfo Pérsico.

Amazônia

O presidente venezuelano citou reportagem feita pelo jornal argentino “Clarín” com especialistas em segurança internacional cuja conclusão é de que a iniciativa do governo Bush é, na realidade, um recado belicista e intimidante aos governos progressistas que foram eleitos em países como Brasil, Venezuela, Argentina, Bolívia, Equador, Uruguai e Paraguai, entre outros. Recentemente ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, também externou opinião semelhante.

Chávez alertou para o fato de que “a frota do império” pode cercar a América do Sul pelo mar e navios de guerra também poderiam entrar na região pelos rios Amazonas, da Prata (indo até o Paraná) e Orinoco, as principais vias fluviais da região. A Amazônia muito provavelmente é um dos alvos eleitos pelos EUA.

Não será preciso muito esforço intelectual para entender que a reativação da frota está interligada ao debate sobre a “internacionalização” da Amazônia, que nega a soberania do Brasil e outros países latino-americanos sobre a vasta floresta, rica em biodiversidade e minérios.

Petróleo

É ingenuidade imaginar, como fazem os analistas identificados com os interesses do imperialismo, que o propósito dos Estados Unidos é pacífico e generoso. Conforme destacou o presidente Hugo Cháves, a América Latina é rica em petróleo, gás e outros recursos minerais, que são fundamentais em tempos de crise energética e alimentar como o atual.

A iniciativa dos Estados Unidos também tem a ver com a ofensiva imperialista contra os governos progressistas da América do Sul, na qual se destaca a tentativa de partir a Bolívia de Evo Morales em pedaços, a invasão do território equatoriano pela Colômbia em março deste ano, a desestabilização do governo Cristina Kirchner na Argentina e reiteradas iniciativas golpistas na Venezuela.

As forças e organizações progressistas e os patriotas que defendem a soberania nacional dos países latino-americanos devem se conscientizar da gravidade deste acontecimento e tomar iniciativas para denunciar os propósitos do imperialismo e defender o direito à autodeterminação das nações e os interesses dos povos que habitam a região. Vivemos um cenário político novo, de mudanças e transições, mas não devemos perder de vista a possibilidade de retrocesso.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Uma Resposta para “Brasil exige explicação dos EUA sobre 4ª Frota”

  1. paulo lopes falou:

    ainda não entenderam que o estados unidos esta se preparando para outra guerra de preferencia mundial, pelo motivo da que bradeira em seu pais o dolar caindo empresas como a general motrs que se encontra em dificuldade, ja esta em 12 lugar em pobresa crianças passando fome,isto é tudo para eles fazerem uma guerra e conseguir vender armas e tomar as riquesas dos povos mas o dia deles esta chegando assim como chegou o fim do imperio romano isto esta escrito e vai acontecer, vai começar lá pelo oriente médio contra o irã,existe um lugar chamado armagedon e nos vamos assistir de camnarotes.

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>