prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Amazônia – Soberania e Desenvolvimento Sustentável

Escrito por Katia Alves, postado em 2 dEurope/London julho dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

 Por Katia Alves

O autor, Márcio Henrique Monteiro de Castro, trata com maestria de dois desafios cruciais a serem enfrentados pela sociedade brasileira: a soberania nacional sobre a Amazônia e o desen­volvimento sustentável da região.

Esses desafios e as suas opções alternativas estão esplendidamente sintetizados, de uma forma doce, porém de enorme profundidade e am­plitude, logo na Introdução do livro. Ou seja, na mensagem subliminar quanto à sua forma, porém clara, profunda, densa e desafiadora no con­teúdo. E tudo isso condensado apenas em duas possíveis cartas em um futuro não muito distante, escritas por um possível pai a um possível filho, num possível ano de 2050.

Elas – e o conteúdo do livro confirma isso – nos remetem para uma encruzilhada que às vezes não é bem percebida: ou a confirmação do rumo em que estamos indo ou uma inflexão de rota, até profunda e radical se necessário. Discutir, decidir e assumir responsabilidades sobre rumos para a questão amazônica são desafios que a todos nós compete enfrentar, como profissionais, cidadãos e cidadãs.

O autor afirma que no Brasil, historicamente, sempre passamos por processos alter­nados e recorrentes: ou administrando períodos de calmarias, com rela­tivos estágios de crescimento ou sofrendo impactos de graves crises de várias naturezas e dimensões. Esse processo de gangorra se deve a uma crise maior e permanente, isto é, uma crise de projeto, refletida na nossa crise de destino.

Portanto, o país precisa de um novo projeto. E não é de um projeto qualquer. É de um Projeto de Nação, um projeto de desenvolvi­mento nacional sustentado e sustentável, tal que contemple os interesses de todos os brasileiros, indistintamente, sem prevalências de quaisquer naturezas. Todavia, há que se dar prioridade para aqueles que até hoje têm sido privados de uma participação plena e digna na vida nacional.

 Para ler mais clique aqui

 



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>