prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Brasil será o 6º destino de multinacionais nos próximos 5 anos, diz KPMG

Escrito por Imprensa, postado em 24 dEurope/London junho dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

Publicado originalmente no Blog Logística e Transporte

Por José Augusto Valente*

O Brasil será o sexto destino preferido de investimentos das empresas multinacionais nos próximos cinco anos, superando tradicionais economias como a da Alemanha, Itália, Japão e França. A informação é da consultoria KPMG, que destaca que o “balanço de poder econômico” no mercado internacional vai mudar com o crescimento dos emergentes.

Segundo a empresa, entre os seis primeiros destinos de investimentos no mundo até 2013, quatro serão abocanhados pelos emergentes. A China irá superar os Estados Unidos na liderança. Atualmente, o Brasil aparece em oitavo lugar, posição que deve manter no ano que vem. Até 2013, entretanto, o país vai superar mercados europeus, como a França e a Alemanha.

A pesquisa envolveu cerca de 30 países e mais de 300 questionários foram distribuídos, de acordo com a KPMG. A empresa afirma ainda que dez entrevistas com administradores de fundos foram feitas para determinar as posições do ranking.

Leia mais no site G1

Essa boa notícia interessa principalmente ao sistema portuário brasileiro.

Se as matérias divulgadas na imprensa sobre o Decreto da Secretaria Especial de Portos estiverem corretas, o atual marco regulatório dos portos será mantido e reforçado.

Com isso, teremos a estabilidade necessária para que os atuais e futuros operadores privados que operam os portos públicos possa realizar cada vez maiores ofertas públicas de ações na Bovespa, atraindo esses investidores que estão de olho nas oportunidades de investimentos produtivos no Brasil.

Como todos sabemos, a imprensa brasileira não consegue dar uma boa notícia sem um “mas” ou um “apesar”. Nessa matéria o G1 faz questão de enfatizar que “apesar do sexto lugar, o Brasil ainda será o lanterna entre os países do BRIC, ficando atrás da China, India e Rússia”.

O que a imprensa não diz é que esses países são mais atraentes devido ao descaso com as questões ambientais, devido à precarização das relações trabalhistas, entre outros itens, que são inaceitáveis por nós, mas bastante aceitáveis por eles.

Mais importante, na minha opinião, do que estar na lanterna dos BRICs será estar à frente da França e da Alemanha, até 2013, que são os países nos quais o Brasil deve se mirar.

José Augusto Valente: engenheiro e trabalho há 35 anos na área de transportes. Fui Presidente do DER-RJ em 2002 e titular da Secretaria de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes, no período de maio/2004 a junho/2007. Atualmente atuo como Consultor em Logística e Transporte.

Currículo. Meu e-mail para contato é: joseaugustovalente@gmail.com



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Uma Resposta para “Brasil será o 6º destino de multinacionais nos próximos 5 anos, diz KPMG”

  1. marcia dos santos dias falou:

    Como brasileira , nascida em São Paulo, fico indignada de estar 4 anos desempregada, 51 anos, com 3 ano curso de pedagogia e não ter nemhuma perpectiva de voltar a trabalhar.

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>