prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Brasil caiu em armadilha ao usar câmbio contra inflação

Escrito por lucianasergeiro, postado em 23 dEurope/London junho dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

Por: Luciana Sergeiro 

Segundo o professor-doutor da PUC-SP, Antonio Corrêa de Lacerda, a opção pela manutenção da moeda nacional levou o Brasil a cair em uma armadilha, apresentando uma redução cada vez maior do saldo da balança comercial.

A valorização do câmbio possibilitou o crescimento das importações, e houve uma queda nas exportações. Com o aprofundamento do déficit nas transações correntes, o câmbio deve se ajustar levando a uma desvalorização do real frente ao dólar e pressionará a inflação.

Publicado em: Gazeta Online

O contínuo movimento de valorização do real frente ao dólar nos últimos anos ajudou o Banco Central a manter a inflação sob controle. Para Antonio Corrêa de Lacerda, professor-doutor da PUC-SP, a opção pela manutenção da moeda nacional mais forte levou o Brasil a cair em uma armadilha.

Ele explica que, muito embora essa situação tenha sido conveniente sob o ponto de vista inflacionário, teve como efeito colateral a redução cada vez maior do saldo da balança comercial.

Com o câmbio valorizado, as importações seguiram crescendo a um ritmo forte, por um lado, e houve arrefecimento do percentual de crescimento das exportações por outro.

Com o aprofundamento do déficit em transações correntes, diz Lacerda, o câmbio deve se ajustar levando a uma desvalorização do real frente ao dólar e, conseqüentemente, vai pressionar os índices de inflação. “No curto prazo, a prioridade foi à inflação. Mas, no médio e longos prazos, o déficit externo puxará o câmbio para cima”, diz.

A preocupação tanto de Lacerda quanto do economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, é com a magnitude e a velocidade do ajuste do câmbio. Quanto mais abrupta for, pior para o repasse de preços.

No entanto, Vale comenta que o processo de desaceleração econômica do mundo pode aliviar o preço das commodities e reduzir a pressão sobre a inflação.
 

 



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>