- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
A era da infra-estrutura
Posted By Imprensa On 3 junho, 2008 @ 12:08 am In Comentários sobre a Imprensa Brasileira,Desenvolvimento,O que deu na Imprensa | No Comments
Nassif faz uma crítica ao artigo publicado pelo Estadão, pois nesta matéria o autor Renée Pereira, ressalta que o grande investimento em infra-estrutura vem acontecendo graças ao setor privado. E critica também a matéria de Fernando Canzian, pois este escreveu que a obra do PAC não avança.
Nassif argumenta que a infra-estrutura depende de concessões federais, logo se aumentou a infra-estrutura foi porque aumentou a concessão do governo e o PAC desobstruiu pontos de estrangulamento.
*Por Katia Alves [1]
Por Fernando Canzian
Publicado originalmente no Blog do Nassif [2]
Por Luis Nassif
Matéria relevante de Renée Pereira, no caderno de Economia do Estadão, mostrando que finalmente o país entrou definitivamente na era dos investimentos em infra-estrutura – com o setor privado caindo de cabeça.
Na edição escrita, um belo infográfico com as obras que vão mudar o Brasil.
A Folha também cobriu o balanço do PAC, em matéria de Fernando Canzian, com a manchete “PAC não anda, mas empresas investem em infra-estrutura”.
A manchete não tem nexo. Aliás, é incrível, a esta altura do campeonato, que ainda se reduza o PAC apenas a desembolsos do governo. Infra-estrutura depende, fundamentalmente, de concessões federais. Se o setor privado disparou, é porque o sistema de concessões disparou. Caso contrário é supor que a perna direita está andando mais rápido que a esquerda. Se andou é porque o PAC desobstruiu pontos de estrangulamento.
Esse viés acaba impedindo a matéria de apresentar o ponto mais relevante. Levantou ela que as liberações orçamentárias não chegaram a 20% do orçado (considerando os restos a pagar).
Essa é a matéria relevante. Porque não se chegou? Quais as razões? O levantamento dessas razões é que permitiria não apenas a crítica consistente como a apresentação de pontos de vulnerabilidade para serem corrigidos. É provável que seja incompetência do governo em montar projetos. Ou que o PAC tenha falhado em não identificar adequadamente restrições ao desembolso de recursos. Mas a matéria não diz.
Segundo a reportagem, procurados, a Casa Civil e o Ministério dos Transportes se recusaram a comentar.
Não é crível. À partir do momento em que o PAC foi colocado no papel, com cronograma e tudo, sua característica principal é se prestar ao balanço permanente de desempenho. Não tem como se fugir a isso.
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/06/a-era-da-infra-estrutura/
URLs in this post:
[1] Katia Alves: http://desempregozero.org/quem-somos/#katia
[2] Blog do Nassif: http://www.projetobr.com.br/web/blog/5
[3] LULA CONFUNDE TUDO !!! A linguagem do preconceito por Kucinski: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/a-linguagem-do-preconceito/
[4] Mentindo ao próprio umbigo: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/mentindo-ao-proprio-umbigo/
[5] HÁ QUEM DIGA A VERDADE: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/ha-quem-diga-a-verdade/
[6] Do Blog do Rovai: Tucano é símbolo de campanha do governo Serra: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/do-blog-do-rovai-tucano-e-simbolo-de-campanha-do-governo-serra/
[7] Amazônia serve para Desenvolvimento Social?: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/01/amazonia-serve-para-desenvolvimento-social/
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.