prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Suspeito do dossiê é indiciado pela PF por violação de sigilo

Escrito por Imprensa, postado em 16 dEurope/London maio dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

José Aparecido Nunes, o ex-secretário de controle interno da Casa Civil, foi indiciado pela polícia Federal por violação de sigilo funcional, o depoimento foi importante para esclarecer o caso e a PF informou que já sabe quem são os envolvidos na elaboração do documento.

Por Katia Alves

Por Vannildo Mendes

Publicado originalmente no Estadão

PF confirma tese de que Aparecido violou sigilo e vazou dossiê; pena para crime pode variar de multa a prisão

Depois de três horas e meia de depoimento na Superintendência da Polícia Federal, o ex-secretário de controle interno da Casa Civil José Aparecido Nunes foi indiciado pela Polícia Federal por violação de sigilo funcional, com base no artigo 325, parágrafo 2º do Código Penal. A pena para esse crime é de detenção, de seis meses a dois anos, ou multa, se o fato não constituir crime mais grave. Com o indiciamento, o delegado da PF, Sérgio Menezes, confirma a tese de que Pires é responsável pelo vazamento de informações sobre os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. José Aparecido Nunes Pires deixou a Superintendência da PF escoltado pelo delegado, diante do tumulto provocado por repórteres, fotógrafos e cinegrafistas. Ele é o primeiro indiciado no inquérito.

O depoimento de Aparecido foi considerado essencial para o esclarecimento total do caso, segundo a PF. Seu advogado, Luis Maximiliano Telesca, acertou com o delegado os detalhes do interrogatório e havia avisado que ele iria colaborar.

O assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), André Eduardo Fernandes, para quem Aparecido enviou a planilha com os gastos de FHC vai sustentar em seu depoimento na terça-feira, na CPI dos Cartões, que Aparecido lhe disse que Erenice Guerra coordenou a coleta de informações e a montagem do dossiê. Erenice é secretária-executiva da Casa Civil e braço direito da ministra Dilma Rousseff.

Na última quinta, a PF informou que já sabe quem são os envolvidos na elaboração do documento e que o caso está “praticamente esclarecido”. Os nomes não foram revelados pelo delegado Sérgio Menezes, encarregado do inquérito, porque o caso corre em segredo de justiça. Menezes disse ainda que a polícia fechou a reconstituição do caminho percorrido pelo dossiê desde o momento em que ele foi confeccionado, na Casa Civil da Presidência da República, até o seu vazamento.

O delegado disse ainda que já sabe qual computador fonte alimentou com dados a planilha passada por e-mail por Aparecido, ao assessor do senador tucano. Menezes explicou ainda que a PF periciou cerca de 15 computadores, 13 deles da Casa Civil e ouviu dez pessoas que tiveram contato direto com elaboração do dossiê e seu vazamento. Ninguém foi até agora indiciado porque ainda não está definido se os dados do dossiê eram sigilosos e se houve crime na sua manipulação e vazamento.

Ao sair do depoimento, José Aparecido não quis falar com a imprensa. A única informação dada pelo advogado dele, Luís Maximiliano Telesca, é de que foram positivos os esclarecimento dados à PF. “Foi um bom depoimento”.

Todas as informações prestadas estão sob sigilo de Justiça e a cópia do depoimento, tanto de José Aparecido quanto de André Fernandes – assessor assessor do senador Álvaro Dias, acusado de ter recebido as informações, vão ser encaminhados ainda hoje à CPMI dos cartões corporativos. Segundo a assessoria da PF, José Aparecido teria respondido a todas as perguntas.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>