prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Projeto de lei do fundo soberano está pronto, diz Mantega

Escrito por Imprensa, postado em 26 dEurope/London maio dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

O projeto de lei que cria o Fundo Soberano do Brasil (FSB) já está pronto e já deve ser encaminhado à Casa Civil nesta semana, foi o que afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Matega também afirmou que o Fundo é um instrumento importante para o País e que haverá uma ação em sintonia com o Banco Central (BC) na formação do Fundo Soberano e o Fundo será composto pelo excesso do superávit primário (em relação à meta de 3,8% do PIB), cuja reserva será usada em momentos anticíclicos.

* Por Kátia Melissa Bonilla Alves, editora

Publicado originalmente no Estadão

Por Renata Veríssimo

Ministro diz que Lula ordenou a criação do fundo e que projeto seguirá para a Casa Civil na próxima semana

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou nesta sexta-feira, 23, que o projeto de lei que cria do Fundo Soberano do Brasil (FSB) já está pronto e passa neste momento pela análise jurídica da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. De acordo com ele, o projeto de lei deve ser encaminhado à Casa Civil na próxima semana, para que possa ser assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e encaminhado ao Congresso Nacional.

Mantega afirmou que foi o presidente quem determinou a criação do fundo. “A concepção econômica está pronta e definida. O fundo é um instrumento importante para o País”, afirmou o ministro, em breve entrevista coletiva à imprensa, no Ministério da Fazenda, para rebater reportagens veiculadas na imprensa de que a criação do FSB seria adiada. Segundo Mantega, as reportagens são “improcedentes”.

O ministro destacou ainda que haverá uma ação em sintonia com o Banco Central (BC) na formação do Fundo Soberano. “O Fundo vai permitir uma ação mais forte na área cambial, em sintonia com o BC. É como se fizéssemos reservas acima do nível atual”, disse ele. O ministro voltou a garantir que as atuais reservas continuarão sendo administradas pelo BC. Também destacou que a criação do Fundo tem a aprovação do BC.

Para Mantega, o Brasil está habilitado a criar um Fundo Soberano porque acumulou reservas de US$ 200 bilhões e porque tem um fluxo financeiro de moeda externa elevado. “Então, estamos plenamente habilitados para ter este Fundo Soberano”, ressaltou o ministro em breve entrevista na porta do Ministério da Fazenda.

Ele explicou novamente que o fundo será composto pelo excesso do superávit primário (em relação à meta de 3,8% do PIB), cuja reserva será usada em momentos anticíclicos. Mantega defendeu a importância do FSB como instrumento fiscal. Também disse que o fundo ajudará a conter a valorização do real porque a sobra do primário poderá ser usada para comprar dólares no País. “O fundo servirá como linha auxiliar das reservas porque não usaremos o dinheiro da reserva que está aí”, afirmou.

O ministro reiterou ainda que os recursos também serão usados para financiar operações externas do País e que o FSB servirá como apoio às operações do Banco Nacional de desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Será um fundo versátil porque atacará em várias frentes: fiscal, cambial e também comércio exterior – na medida em que vai estimular as exportações”, afirmou.

Mantega defendeu o modelo definido pelo governo brasileiro. Segundo ele, a despeito das críticas, comparando o fundo brasileiro com o de outros países, o FSB será vantajoso. “É um fundo adequado para o Brasil. Não precisa ser igual ao de outros países”, afirmou.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>