prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Lula defende mais investimentos do Brasil na África

Escrito por Imprensa, postado em 30 dEurope/London maio dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira (27) uma ação mais intensa das empresas brasileiras na busca de oportunidades de negócios no continente africano. “Pouca gente presta atenção, mas países como Angola estão crescendo a 19% ao ano e se o Brasil não tomar cuidado de fazer as parcerias que precisa fazer na África, pode ficar certo que tem gente fazendo”, disse o presidente, em solenidade realizada nas instalações da GE Transportation South America (Gevisa), em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.

Por Luciana Sergeiro

Publicado em: Vermelho Online

Segundo ele, no vácuo da tímida aproximação dos empresários brasileiros com a África, outros países vêm tomando a dianteira e estreitando as relações com os governos locais, entre os quais os grupos estatais da China. “Os chineses estão lá, investindo em ferrovia, em hidrovia e, sobretudo, na busca de minérios, de tudo que possa ter embaixo da terra”, afirmou o presidente, que insistiu na necessidade de uma incursão mais agressiva das empresas nacionais no mercado africano. “O Brasil não pode ficar parado esperando as coisas acontecerem no continente africano, sem a nossa participação.”

Acompanhado dos ministros Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Alfredo Nascimento (Transportes), Lula participou da entrega da primeira locomotiva de grande porte produzida no país. O equipamento, apropriado para transportar, principalmente, minério de ferro, passou a ser fabricado pela Gevisa, fazendo com que o Brasil deixe de ser importador.

Lula aproveitou o evento para defender mais investimentos no setor ferroviário e enfatizar as realizações que vêm sendo feitas na área de transporte durante o seu governo. “O Brasil vai se tornar um grande exportador nos próximos anos e vai precisar melhorar a sua infra-estrutura (de logística), que é o que estamos buscando, ao fazer as ferrovias chegarem aos portos”, disse.

A prioridade do governo, afirmou o presidente, não é iniciar novas obras no momento, mas terminar as que estão há anos paralisadas. “É por isso que estamos promovendo a dragagem de 17 portos e, podem ter a certeza, que não vamos começar nada novo enquanto não melhorar o que já temos.”

O ministro do Desenvolvimento também ressaltou a importância estratégica da infra-estrutura de logística no âmbito do plano do governo de estimular as vendas externas do país. “Nosso fluxo de comércio cresceu 150% nos últimos de anos e para suportar a expansão vamos ter de melhorar o sistema de transporte”, comentou Miguel Jorge. O ministro dos Transportes aproveitou a solenidade na Gevisa para criticar a administração do PSDB. “A logística de transporte do país estava destruída quando Lula assumiu. Dos 28 mil quilômetros de ferrovias privatizadas, restavam apenas 20 mil em operação. Logística de transporte não se faz com saliva.”

 



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

2 Respostas para “Lula defende mais investimentos do Brasil na África”

  1. Sena falou:

    Lula defende mais investimentos do Brasil na África

    Puxa, sinceramente, eu nao gostei deste titulo nao,
    com tanta gente desempregada, tanta gente passando fome, e o lula vai investir logo lá longe?
    se bem que todos somos humanos e precisamos de ajuda, porque um dia vamos precisar (e tamos precisando), porem na minha opniao, acho que devemos primeiro investir em nossas favelas, em nossas periferias, nas escolas com uma boa educação para todos, direito a um bom emprego, investir principalmente nos hospitais, saudes e entre outros, agora, a midia so mostra o lado bom do brasil, e que esta crescendo, ae todo mundo apoia ajudar o povo de la, mas vai ver como anda as favelas, como anda o pai desempregado, como anda as casas nas encostadas, como anda a saude como um todo, o trasporte super precario, vai ver isso

    puxa, esperava um pouco mais do lula, ele fez muito pelo povo, mas tambem deixou a desejar

  2. Heldo Siqueira falou:

    Sena,

    a questão é que o fato de investirmos na África não inviabiliza os investimentos sociais no Brasil. O sucateamento do Estado engendrado durante os anos 90, (que deu como fruto as gigantescas fortunas ilícitas em paraísos fiscais que a polícia tenta recuperar em parte, além de transferências líquidas de recursos para o exterior) nos deu a falsa impressão que falta dinheiro para investimento.

    Em termos de diminuir as desigualdades, as políticas sociais no Brasil são baratas e funcionam muito bem. Por outro lado, o fortalecimento de parceiros comerciais fortalece a posição brasileira no comércio internacional. O que no longo prazo diminui nossa dependência dos países centrais do capitalismo mundial e dá outras alternativas. Isso é muito importante, principalmente em momentos de crise internacional (como o que vivemos hoje).

    Esperava um pouco mais do Lula também, mas acho que essa é uma atitude acertada.

    Abraço

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>