- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
Enxurrada de dólares
Posted By Imprensa On 19 maio, 2008 @ 5:40 pm In Conjuntura,O que deu na Imprensa,Política Econômica | No Comments
O Brasil poderá obter grau de investimento de devedor totalmente confiável, isso ocorreu depois que o secretário-adjunto do Tesouro informar que o Brasil voltara a captar recursos no exterior em breve. Com isso haverá uma queda no preço do dólar que poderá chegar até R$1,50 se houver um novo investment grade.
Por Luciana Sergeiro
Publicado em: Carta Capital [1]
Por: Márcia Pinheiro
Houve fortes rumores, na quinta-feira 15 e sexta 16 de que o Brasil poderá obter o grau de investimento, chancela de devedor totalmente confiável, da agência de classificação de riscos Fitch. Isso aconteceu depois de o secretário-adjunto do Tesouro, Paulo Valle, ter informado de que o Brasil voltará a captar recursos no mercado externo em breve.
De imediato, as instituições financeiras passaram a recalcular o valor futuro do dólar. Há apostas de que poderá cair até 1,50 real, se realmente houver um novo investment grade. Lembre-se que a Standard & Poor’s já melhorou a nota do Brasil, o que vem valorizando ainda mais a moeda nativa, para o desespero de muitos exportadores.
Daí porque o pacote de incentivo à indústria, anunciado na semana passada, foi recebido com certo ceticismo pelos empresários brasileiros. Como competir lá fora, com qualidade, se o juro e o câmbio conspiram contra o desenvolvimento?
Em Genebra, perguntei se era legítimo o controle de capitais, em situações de hipervalorização cambial, a Alfredo Calcagno, da Divisão de Globalização e Estratégias de Desenvolvimento da Unctad. Ele foi taxativo: “O câmbio não pode ser usado para controlar a inflação, pois dá sinais pessimistas ao setor produtivo e sacrifica a sua produtividade”. Nesses casos, “o controle de capitais é uma ferramenta válida”, afirmou.
Em tempo e atenção: A Unctad é um organismo da ONU.
Na batida da semana
O evento mais relevante da semana é a Ata da última reunião do Federal Reserve, ocorrida em 29 e 30 de abril. Será divulgada na quarta-feira 21. Pode provocar oscilações fortes, porque os próximos dias serão peculiares. Quinta 22 é feriado no Brasil e na sexta, os negócios tendem a rarear. Na próxima segunda 26, será a vez de o mercado americano não operar, pelo feriado do Memorial Day. Portanto, entre quarta e segunda, tudo pode acontecer. Vai ser um corre-corre para ajustar as posições. A agenda é fraca, pois os demais indicadores não costumam ter impacto nos negócios. Então, olho vivo nos feriadões. Lá e cá.
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/05/enxurrada-de-dolares/
URLs in this post:
[1] Carta Capital: http://www.cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2&a2=5&i=966
[2] Sobre o papel do Estado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/sobre-o-papel-do-estado/
[3] Tem São Paulo demais: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/tem-sao-paulo-demais/
[4] EDITORIAL do Cadernos do desenvolvimento do centro Celso Furtado: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/editorial-do-cadernos-do-desenvolvimento-do-centro-celso-furtado/
[5] País perdeu os 'anos de ouro' da economia mundial: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/pais-perdeu-os-anos-de-ouro-da-economia-mundial/
[6] Espantando o vôo de galinha: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/09/espantando-o-voo-de-galinha/
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.