prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Enxurrada de dólares

Escrito por Imprensa, postado em 19 dEurope/London maio dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

O Brasil poderá obter grau de investimento de devedor totalmente confiável, isso ocorreu depois que o secretário-adjunto do Tesouro informar que o Brasil voltara a captar recursos no exterior em breve. Com isso haverá uma queda no preço do dólar que poderá chegar até R$1,50 se houver um novo investment grade.

Por Luciana Sergeiro

Publicado em: Carta Capital

Por: Márcia Pinheiro

Houve fortes rumores, na quinta-feira 15 e sexta 16 de que o Brasil poderá obter o grau de investimento, chancela de devedor totalmente confiável, da agência de classificação de riscos Fitch. Isso aconteceu depois de o secretário-adjunto do Tesouro, Paulo Valle, ter informado de que o Brasil voltará a captar recursos no mercado externo em breve.

De imediato, as instituições financeiras passaram a recalcular o valor futuro do dólar. Há apostas de que poderá cair até 1,50 real, se realmente houver um novo investment grade. Lembre-se que a Standard & Poor’s já melhorou a nota do Brasil, o que vem valorizando ainda mais a moeda nativa, para o desespero de muitos exportadores.

Daí porque o pacote de incentivo à indústria, anunciado na semana passada, foi recebido com certo ceticismo pelos empresários brasileiros. Como competir lá fora, com qualidade, se o juro e o câmbio conspiram contra o desenvolvimento?

Em Genebra, perguntei se era legítimo o controle de capitais, em situações de hipervalorização cambial, a Alfredo Calcagno, da Divisão de Globalização e Estratégias de Desenvolvimento da Unctad. Ele foi taxativo: “O câmbio não pode ser usado para controlar a inflação, pois dá sinais pessimistas ao setor produtivo e sacrifica a sua produtividade”. Nesses casos, “o controle de capitais é uma ferramenta válida”, afirmou.

Em tempo e atenção: A Unctad é um organismo da ONU.

Na batida da semana
O evento mais relevante da semana é a Ata da última reunião do Federal Reserve, ocorrida em 29 e 30 de abril. Será divulgada na quarta-feira 21. Pode provocar oscilações fortes, porque os próximos dias serão peculiares. Quinta 22 é feriado no Brasil e na sexta, os negócios tendem a rarear. Na próxima segunda 26, será a vez de o mercado americano não operar, pelo feriado do Memorial Day. Portanto, entre quarta e segunda, tudo pode acontecer. Vai ser um corre-corre para ajustar as posições. A agenda é fraca, pois os demais indicadores não costumam ter impacto nos negócios. Então, olho vivo nos feriadões. Lá e cá.



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>