Diminui atraso nos estudos dos jovens brasileiros, segundo pesquisa
Escrito por Imprensa, postado em 16 dEurope/London maio dEurope/London 2008
Devido à diminuição do atraso na escolaridade dos jovens brasileiros, ministro da Educação diz que isso pode ser por causa das políticas públicas de estados e municípios para atrair jovens pra a escola. Portanto, estudiosos da área comentam que é necessário melhorar a qualidade da educação brasileira.
Por Katia Alves
Publicado originalmente no Tribuna on line
Dados obtidos a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD, do IBGE, mostram que há uma redução do atraso na escolaridade dos jovens brasileiros.
Em 99, quase 25% dos estudantes brasileiros de 15 anos concluíram o ensino fundamental. Terminaram essa fase dos estudos na idade correta. Em 2006, o índice subiu para 39%.
Entre os alunos de 18 anos, o índice passou de 52,6% para 70,6%. E entre os de 25 anos, o salto foi de 50,2% para 69,9%.
O ministro da Educação acha que os jovens estão fazendo um esforço para atender às exigências do mercado de trabalho: “Esses indicadores sugerem que as políticas públicas de estados e municípios estão funcionando no sentido de atrair o jovem pra escola, pra conclusão de seus estudos. Mas essas políticas precisam permanecer pra que nós possamos concluir o processo”, disse Fernando Haddad.
O estudioso da educação brasileira Cláudio Moura e Castro considera os números positivos, mas ressalta que a qualidade da educação precisa melhorar: “Nós temos que gastar melhor, nós temos que ter mais atenção aos milhares de detalhes que fazem com que uma educação seja boa, a começar pelo professor”. As informações são do Jornal Hoje.










