DER SPIEGEL: LULA DEFENDE BIOCOMBUSTÍVEL E HUGO CHÁVEZ
Escrito por leonunes, postado em 19 dEurope/London maio dEurope/London 2008
RIVE GAUCHE
Léo Nunes – Paris - O presidente Lula concedeu uma entrevista ao diário alemão Der Spiegel. Nela, Lula fez uma enfática defesa dos biocombustíveis. De acordo com o presidente, a produção de cana-de-açucar não deve afetar a produção de alimentos. Entretanto, esta não é a opinião de diversos especialistas. Em primeiro lugar, a terra é um bem escasso e é razoavelmente mítica a idéia de que o Brasil possui terras férteis por todos os lados.
Em segundo lugar, a cana traz efeitos muito negativos para o solo onde é plantada. Por fim, a produção da mesma reforça a lógica do latifúndio e a utilização de mão-de-obra desqualificada em condições precárias. Portanto, parece mais plausível a hipótese de que o governo está alinhado aos interesses dos grandes latifundiários e do capital internacional, representado pelo governo ianque e pelas multinacionais de energia.
Já o ponto alto da entrevista foi a defesa que Lula fez em relação aos governos de esquerda na América do Sul. O presidente destacou o caráter democrático de tais governos, lembrando que tanto o venezuelano Hugo Chávez quanto o boliviano Evo Morales foram eleitos pelo voto direto. Lula destacou que a vitória de ambos representa um passo positivo para o continente, na medida em que ambos simbolizam a chegada dos anseios populares ao poder.
Leonardo Nunes: Mestre em Economia pela Unicamp e doutorando em Economia pela Universidade Paris-1 Pantheon-Sorbonne. Correspondente do Dezemprego Zero na capital francesa. Meus Artigos
Clique aqui para ler nosso manifesto.










