prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Decreto com restrições ao trânsito de veículos pesados em São Paulo sai na terça-feira

Escrito por NOSSOS AUTORES, postado em 12 dEurope/London maio dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

Publicado originalmente no Blog Logística e Transporte

Por José Augusto Valente*

Depois de São Paulo registrar a marca histórica de congestionamento – 266 km de vias com lentidão às 19h30 de anteontem -, provocado principalmente pelo tombamento de um caminhão, a Prefeitura publica na próxima terça-feira o decreto com as restrições para o trânsito de veículos pesados na capital com dez exceções, nenhuma delas para o horário de pico da tarde – das 17 às 21 horas.

Segundo o secretário Municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, a estratégia foi não fazer concessões nesse horário. As regras começam a valer em 45 dias, contados a partir da publicação do texto.

Leia mais no site do Yahoo, matéria da Agência Estado.

Se a matéria é fiel aos fatos e se entendi bem, a Prefeitura de São Paulo continua não percebendo o que está acontecendo no trânsito da cidade e a matéria ajuda ao associar o tombamento de um caminhão aos mega-engarrafamentos diários.

O problema em São Paulo é o excesso de automóveis em circulação, o que causa o apagão diário, infernizando a vida de todos e de todas. O resto é “conversa para boi dormir”.

Em vez de restringir a circulação de automóveis, a Prefeitura vai mexer com uma atividade que é essencial para a cidade: o transporte rodoviário de cargas.

Reduzir a circulação de caminhões vai ter um efeito contrário ao desejado, pois vai estimular a que mais automóveis demandem as vias e espaços urbanos, que deveriam ser priorizados para o transporte público e não são.

Uma paralisação das empresas e autônomos, por dois ou três dias seria o suficiente para mostra ao Prefeito Kassab quem deve ter prioridade no caos diário do trânsito de São Paulo.

Como já dissemos em outras ocasiões, já a paralisação dos automóveis transformaria a cidade num paraíso!

A solução, como não cansamos de repetir, é restringir, imediatamente, a circulação de automóveis com as seguintes medidas: pedágio urbano; restrição a estacionamento nas áreas centrais; IPVA progressivo para o segundo veículo; fiscalização rigorosa para retirar veículos irregulares; redução das tarifas de táxis, para estimular o seu uso.

Paralelamente, ampliar os corredores de ônibus urbanos e ampliar os sistemas de trens urbanos e metrô.

Clique aqui e leia tudo o que já publicamos sobre o Apagão no Trânsito e nos Transportes em São Paulo.

* José Augusto Valente: engenheiro e trabalho há 35 anos na área de transportes. Fui Presidente do DER-RJ em 2002 e titular da Secretaria de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes, no período de maio/2004 a junho/2007. Atualmente atuo como Consultor em Logística e Transporte.

Currículo

Meu e-mail para contato é: joseaugustovalente@gmail.com



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Uma Resposta para “Decreto com restrições ao trânsito de veículos pesados em São Paulo sai na terça-feira”

  1. sidnei falou:

    eu acho que a proibição dos caminhões na cidade de SP vai ser um caus pois tenho certeza que a categoria não vai aceitar calada vão fazer muito barulho e a cidade vai parar

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>