prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Burocracia tributária prejudica crescimento

Escrito por Imprensa, postado em 15 dEurope/London maio dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

“Apesar da fase positiva da economia brasileira, o diretor do Banco Mundial para o Brasil, John Bricoe, sustenta que problemas estruturais estão impedindo que o crescimento do PIB cresça de forma sustentável, os encargos tributários e a burocracia de recolhimentos precisam ser revistos.”

Por Luciana Sergeiro

Publicado em: Projeto Brasil

Por: Lílian Milena

Do que o Brasil precisa para conduzir a reforma tributária? “Maturidade política”. Essa é a visão do diretor do Banco Mundial para o Brasil, John Bricoe.

Apesar da fase positiva da economia brasileira, o diretor sustenta que problemas estruturais estão impedindo que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) cresça de forma sustentável.

Para o diretor, as reformas tributárias e previdenciárias devem fazer parte de um plano que viabilize a sustentabilidade brasileira. Além disso, os encargos tributários e a burocracia de recolhimentos precisam ser revistos.

Bricoe comparou o sistema brasileiro aos de outros países: “São quase 40% do PIB em comparação aos 20% dos concorrentes do Brasil”. Ainda segundo o representante do Banco Mundial, o sistema se tornou tão complexo e difícil, que até ele próprio tem dificuldades para entender todas as leis do setor.

O especialista vê que o problema da reforma não está na falta de conhecimento técnico, mas sim de medidas que dizem respeito a forma como essas mudanças devem ser implementadas, ou seja, “quem vai perder, quem vai ganhar e como fazer um caminho” que leve o país a ter uma tributação mais eficiente. “Esse é um problema que precisa de maturidade política, porque é um processo altamente político e muito menos técnico”, declarou.

Em fase de aprovação

“Está no forno”, foi a reposta do presidente do Senado, Garibaldi Alves, sobre o atual andamento da reforma tributária. É possível, segundo o senador, que a proposta seja aprovada ainda neste ano na Casa. Para tanto, o projeto precisará antes ser validado pela Câmara até o final desse semestre.

Garibaldi disse que já existe uma comissão especial formada por senadores que tem um relatório sobre a reforma; esse documento agilizaria a análise do projeto que aguarda aprovação na Câmara dos Deputados.

Com Informações da Agência Brasil

 



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>