- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -
Aumenta a tensão no Paraná
Posted By Imprensa On 16 maio, 2008 @ 9:12 pm In Assuntos,O que deu na Imprensa | No Comments
Na última semana ocorreu no Paraná a destruição de um acampamento do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST). Segundo o coordenador nacional do MLST, foi o quarto ataque pela mesma milícia. O Procurador-geral do Ministério Público do Paraná, “relaciona os conflitos no campo à omissão da União por não efetivar a reforma agrária”.
Por Katia Alves
Publicado originalmente na Carta Capital [1]
A destruição de um acampamento do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST) próximo a Cascavel, na região oeste do Paraná, chamou atenção por usar um artefato até então inédito no campo. Um caminhão com carroceria blindada e pequenas janelas de onde, segundo testemunhas, pistoleiros atiravam. Lembra o “Caveirão”, blindado que a polícia carioca usa em favelas. Na madrugada da quinta-feira 8, homens encapuzados destruíram a lavoura, a igreja e a escola, construídas na Fazenda Bom Sucesso, lar de 250 famílias do MLST. Chamada, a polícia efetuou dez prisões.
“Foi o quarto ataque da mesma milícia armada”, afirma Joaquim Ribeiro, coordenador nacional do MLST. O arcebispo dom Mauro Aparecido dos Santos, divulgou em seu site fotos do caminhão e uma carta condenando a violência.
Procurador-geral do Ministério Público do Paraná, Olympio Sotto Maior Neto relaciona os conflitos no campo à “omissão da União, que não efetiva a reforma agrária”. Critica especialmente o Incra, por não identificar as áreas passíveis de desapropriação. “Há uma situação de confronto, e o Paraná não tem como superar o problema sozinho”, diz.
Por conta dos últimos acontecimentos, o Ministério Público Estadual reativou o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Direitos Constitucionais, que fará um levantamento das ocupações no Paraná, da situação legal das propriedades invadidas, das propriedades improdutivas e das reintegrações de posse pendentes.
Para Luiz Fernando Delazari, secretário de Segurança do Paraná, os conflitos não representam uma volta das milícias ao estado. Ele discorda dos que acusam o governo estadual de não cumprir os mandados de reintegração de posse. “Eles são cumpridos sempre que a Justiça determina. Mas não significa que estamos dispostos a colocar em risco a vida de policiais ou dos envolvidos nos conflitos”, conclui.
Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero
URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/05/aumenta-a-tensao-no-parana/
URLs in this post:
[1] Carta Capital: http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=6&i=931
[2] Ainda o Semi-árido, por Roberto Malvezzi: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/ainda-o-semi-arido-por-roberto-malvezzi/
[3] A FARRA DA TAPEAÇÃO: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/a-farra-da-tapeacao/
[4] Terceirização impõe “padrão de emprego asiático”: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/02/terceirizacao-impoe-%e2%80%9cpadrao-de-emprego-asiatico%e2%80%9d/
[5] Moniz Bandeira e o futuro da América Latina: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/04/moniz-bandeira-e-o-futuro-da-america-latina/
[6] Delfim ainda não vê excesso de demanda: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/04/delfim-ainda-nao-ve-excesso-de-demanda/
Click here to print.
Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.