- Blog do Desemprego Zero - http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero -

A remuneração por desempenho em SP

Posted By Imprensa On 16 maio, 2008 @ 6:26 pm In O que deu na Imprensa,Política Social | No Comments

Novo programa de educação lançado em São Paulo incluirá a remuneração por performance, o trabalho girara em torno de índices de desenvolvimento da educação, esses indicadores definirão as metas por escolas. A remuneração pro desempenho será de três salários mínimos e contemplará todos os funcionários das escolas.

Por Luciana Sergeiro

Publicado em: Projeto Brasil [1]

Por: Luis Nassif

A secretária de Educação de São Paulo, Maria Helena Cardoso, lançou seu programa de ação, incluindo a remuneração por performance – um dos pontos mais promissores (e polêmicos) nas discussões sobre modelos educacionais.

Todo o trabalho girará em torno do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

A Nota Técnica explica os critérios que estão sendo utilizados para a avaliação (clique aqui [2]).

Há dois tipos de indicadores iniciais:

Indicador de Desempenho: medido pelos resultados do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), exame de habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos das séries iniciais (4ª série) e finais (8ª série) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (3ª série), nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, aplicado anualmente aos alunos da rede estadual paulista.

A partir das notas obtidas pelos alunos nos exames do SARESP, é possível agrupá-los em quatro níveis de proficiência: Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado1.

Indicador de fluxo: equivale à taxa média de aprovação em cada ciclo educacional. Quanto maiores forem as taxas de aprovação em cada série, maior será o indicador de fluxo

Cálculo das metas

A partir desses dois indicadores, definem-se as metas por escola:

Primeiro, metas gerais de longo prazo. Depois, metas de curto prazo, considerando a sua situação atual como ponto de partida. E levando em conta também problemas específicos de cada uma – como logística, situação geográfica.

O sistema colocou na Internet a avaliação por escolas: clique aqui [3].

Lá, pode-se escolher a escola e baixar o boletim com avaliação de seu desempenho.

A remuneração por desempenho será de três salários mínimos e beneficiará todos os funcionários da escola. Além do IDESP haverá mais critérios para se chegar à avaliação final.

 

 


Article printed from Blog do Desemprego Zero: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero

URL to article: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2008/05/a-remuneracao-por-desempenho-em-sp/

URLs in this post:

[1] Projeto Brasil: http://www.projetobr.com.br/web/guest/exibirartigo?companyId=communis.com.br&articleId=2966

[2] clique aqui: http://idesp.edunet.sp.gov.br/Arquivos/Nota_T%E9cnica_-_PQE.pdf

[3] clique aqui: http://idesp.edunet.sp.gov.br/boletim_escola.asp

[4]

: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/1999/03/1168/

[5] ? A questão dos impostos e juros: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/a-questao-dos-impostos-e-juros/

[6] ? Manifesto Grupo Crítica Econômica: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/manifesto-grupo-critica-economica/

[7] ? O que é política de pleno emprego?: http://www.desenvolvimentistas.com.br/desempregozero/2007/07/o-que-e-politica-de-pleno-emprego/

Copyright © 2008 Blog do Desemprego Zero. Todos os direitos reservados.