A gestão do conhecimento na cadeia do biodiesel
Escrito por Imprensa, postado em 8 dEurope/London maio dEurope/London 2008
“Tida como uma das mais importantes e promissoras alternativas à diversificação da matriz energética brasileira, a produção do biodiesel tem como conseqüências a geração de renda e a diminuição da emissão de gases do efeito estufa.”
*Por Luciana Sergeiro
Publicado em: Projeto Brasil
Por: Juliana Saporito
Para garantir o desenvolvimento da produção do biodiesel é preciso investir, também, na gestão de conhecimento da cadeia produtiva. É o que conclui o trabalho realizado pelo Instituto de Governo Eletrônico, Inteligência Jurídica e Sistemas (IJURIS), “A gestão do conhecimento na cadeia do biodiesel”.
Tida como uma das mais importantes e promissoras alternativas à diversificação da matriz energética brasileira, a produção do biodiesel tem como conseqüências a geração de renda e a diminuição da emissão de gases do efeito estufa, por exemplo. Possibilita, ainda, o aumento das divisas do país, assim como o incentivo à inserção de novas empresas no mercado.
De acordo com o documento, reter e difundir o conhecimento são medidas tão necessárias ao setor quanto os investimentos estruturais e o planejamento econômico, já que são estas ações que podem garantir a inovação e o desenvolvimento do setor.
No estudo, os pesquisadores definem que “a gestão do conhecimento se apresenta como um importante arcabouço conceitual, voltado para o fomento do biodisel, e deve compreender uma visão sobre os recursos humanos, tecnológicos e de processos”.
Leia o trabalho na íntegra:
“A gestão do conhecimento na cadeia do biodiesel”










