prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Sérgio Rezende diz que ciência e tecnologia são fundamentais para desenvolvimento do país

Escrito por Imprensa, postado em 17 dEurope/London abril dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

“…O governo federal tem consciência de que para atingir bons resultados e colocar o país na vanguarda do setor de ciência e tecnologia é fundamental também investir na formação de recursos humanos em todas as áreas do conhecimento…”

Por: Luciana Sergeiro

Publicado em: Agência Senado

Por: Valéria Castanho

“É um consenso hoje nacional de que ciência e tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento do nosso país”. Com essa afirmação, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, iniciou nesta quinta-feira (17) sua apresentação sobre o Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) relativo aos anos de 2007/2010.

Em sua exposição, feita ao senadores da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), o ministro explicou que as principais estratégias para esses quatro anos são a expansão e a consolidação do Sistema Nacional de C,T&I ; a promoção de inovação tecnológica nas empresas; a produção, o desenvolvimento e a inovação (P,D&I) em áreas estratégicas e ainda o direcionamento de C,T&I para o desenvolvimento social.

Sérgio Rezende destacou ainda que o governo federal tem consciência de que para atingir bons resultados e colocar o país na vanguarda do setor de ciência e tecnologia é fundamental também investir na formação de recursos humanos em todas as áreas do conhecimento, “fortalecendo em especial as áreas tecnológicas e as áreas portadoras de futuro”, como explicou.

Recursos Humanos

Para atingir esse objetivo, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) está investindo na ampliação de bolsas de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A meta dessa ação é aumentar as bolsas das atuais 100 mil/ano para 160 mil/ano em 2010, objetivando formar 16 mil doutores no último ano do plano. Para isso, o Plano de Ação prevê investimentos da ordem de R$ 6,5 bilhões entre 2007 a 2010.

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico e atender ainda as necessidades dos pesquisadores que estão sendo formados, também está sendo buscada a ampliação do apoio a projetos de infra-estrutura e de pesquisa básica e aplicada, além do número de publicações científicas no país.

Segundo explicou o ministro, o Brasil, nas últimas décadas, desenvolveu um “robusto” sistema de ciência e tecnologia que tem apresentado bons indicadores de formação de recursos humanos e de produção científica. No entanto, ele ressaltou que as conseqüências econômicas deste sistema ainda são muito limitadas.

- Isto é em grande parte devido à falta de cultura para inovação no setor empresarial, mas também pela falta de políticas públicas adequadas – informou.

A partir desses dados, o ministro informou que outro objetivo do Plano de Ação é o de incentivar a promoção da inovação tecnológica nas empresas, por meio de várias estratégias, entre elas a estruturação do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) com redes de institutos públicos federais, estaduais e também privados.

Na área social, o plano tem o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia e melhorar o ensino de Ciências nas escolas, além de promover tecnologias para o desenvolvimento social.

Recursos Financeiros

Para implementar todas as metas previstas no plano, Sérgio Rezende explicou ainda que o governo pretende disponibilizar entre 2007 a 2010 um total de R$ 41,2 bilhões de recursos oriundos não somente do MCT, mas também de outros ministérios e fontes federais ligadas ao setor.

A audiência pública foi realizada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), para atender a requerimento do senador Renato Casagrande (PSB-ES).

 

 



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>