SARKOZY E A DIREITA FRANCESA NA DEFENSIVA
Escrito por leonunes, postado em 22 dEurope/London abril dEurope/London 2008
Léo Nunes – Paris – O presidente francês Nicolas Sarkozy detém, no primeiro ano de mandato, o maior índice de desaprovação da história da V República. Além disso, a direita francesa sofreu uma estrondosa derrota nas últimas eleições municipais. Mesmo assim, Sarkozy fará um discurso televisionado nesta semana, em que reforçará sua intenção de realizar reformas liberalizantes na economia.
A esquerda francesa, por sua vez, não tem aproveitado o momento de fraqueza da UMP (Union pour um Mouvement Populaire) para reforçar suas posições progressistas. Ao contrário, o PS (Parti Socialiste) prende-se a disputas internas. Neste meio tempo, no Élysée a ordem é avançar nas reformas.
Mesmo sem a adequada estruturação da esquerda, nota-se um significativo desgaste da direita e de suas propostas entre os franceses. O descontentamento atinge estudantes, sindicalistas, professores, dentre outros. Portanto, este seria o momento ideal para que a esquerda francesa começasse uma articulação consistente para a retomada do poder em 2012. Entretanto, muitas vezes o maior obstáculo para a esquerda é a própria esquerda.
Leonardo Nunes: Mestre em Economia pela Unicamp e doutorando em Economia pela Universidade Paris-1 Pantheon-Sorbonne. Correspondente do Dezemprego Zero na capital francesa. Meus Artigos
Clique aqui para ler nosso manifesto.










