prozac 40mg popliteal celexa 20mg cardiac concurrent clonidine 0.1mg test recovery buy exelon Healthy stories buyneurontinonlinehere.com buying abilify online school lipitor online no rx deoxyribonucleic

Blog do Desemprego Zero

Política do menor preço inibe novas tecnologias

Escrito por Imprensa, postado em 28 dEurope/London abril dEurope/London 2008 Imprimir Enviar para Amigo

Estudos apontam que nem sempre o menor preço nas compras públicas pode ser solução, mas, sim obstáculos para a inovação.

Por Katia Alves

Por Bruno Deiro

 Publicado no: DCI

 Segundo estudo realizado pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (EIA/USP), um dos entraves ao desenvolvimento tecnológico na indústria nacional é o critério de priorizar o menor valor oferecido em licitações públicas.

 ”A política do menor preço inibe o uso de novas tecnologias, pois estimula as empresas a buscarem sempre os custos mais baixos. O mais barato nem sempre é o melhor para o desenvolvimento industrial”, afirma o professor Glauco Arbix, coordenador da pesquisa.

Com um decálogo de políticas de inovação que podem ser implementadas na indústria nacional, o documento sugere a eliminação da regra de aquisição de bens e serviços pelo menor preço. Para Arbix, o custo da inovação é bastante alto e demanda investimentos pesados em experimentação. Como exemplo, o professor cita a nanotecnologia, uma área promissora que depende de recursos e incentivos governamentais à pesquisa de empresas nacionais.

O estudo revela que o Brasil vive um estágio inicial de reconhecimento da inovação visando diversificar a estrutura produtiva.

A pesquisa de Mobilização Brasileira pela Inovação (Mobit) foi encomendada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e discutida no seminário “O desafio da inovação no Brasil e as estratégias em sete países” – com a apresentação de cases bem-sucedidos nos Estados Unidos, França, Canadá, Irlanda, Reino Unido, Finlândia e Japão.

Duas das principais sugestões do estudo são o incentivo a projetos empresariais inovadores de médio porte e propiciar a aproximação das universidades com as empresas, para um intercâmbio de tecnologias. O Mobit serve como base da política industrial do Brasil para os próximos anos, que será anunciada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, no dia 12 de maio.

 



  Imprimir  Enviar para Amigo  Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Ueba Adicionar ao Linkto Adicionar ao Dihitt Adicionar ao del.icio.us Adicionar ao Linkk Adicionar ao Digg Adicionar ao Link Loko  Adicionar ao Google Adicionar aos Bookmarks do Blogblogs 

« VOLTAR

Faça um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>